Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Inovações tecnológicas na produção animal: ambiência e bem-estar

9 de setembro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Inovações tecnológicas na produção animal: ambiência e bem-estar, que será ministrada pelo professor Iran José Oliveira da Silva (ESALQ/USP)  e mediada pelo professor José Antônio Delfino Barbosa Filho (Departamento de Economia Agrícola – UFC).

Agenda

Data: 15 de setembro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola no YouTube.

O Palestrante

Iran José Oliveira da Silva possui Graduação em Engenharia Agrícola pela UFLa (1987), é Mestre e Doutor Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP (1992, 1998).

É Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo (2007). Coordenador do NUPEA – Núcleo de Pesquisa em Ambiência da USP desde 1991.

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais e Ambiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Bem-estar de Animais de Produção, conforto térmico e ambiência animal, com o uso das ferramentas da zootecnia de precisão. Atualmente trabalha com tecnologias disruptivas na produção animal com a inserção das ferramentas de inteligência artificial (IA).

Atuou como diretor técnico-científico da SBEA (Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 1999-2007). Vice-Presidente da Associação Nacional de Engenharia Agrícola (1999-2003). De 2006 a 2011 foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biometeorologia (SBBIOMET). Atua como membro do conselho editorial de várias revistas na área de engenharia agrícola, agronomia e zootecnia.

No período de 2014/2015 foi professor visitante junto Centre Campbell Study of Animal Welfare (CCSAW) no Bioscience Departament, da University of Guelph, Canadá. Atualmente, coordena o Projeto Precision Day, na ESALQ/USP, o programa PIBIC/FIC/CNPq e a EBAA (Equipe de Bem-Estar Animal e Ambiência), do curso de medicina veterinária da FAM/Americana.

Em 2015 foi considerado uma das 100 pessoas de maior influência na avicultura brasileira. Atualmente é consultor técnico do Ministério da Agricultura na área de bem-estar animal.

É o coordenador do Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, na AVESUI2020.

Atua como palestrante de diversos eventos na área de produção animal e tecnologias aplicadas as cadeias produtivas. 

O moderador

José Antônio Delfino Barbosa Filho possui Graduação em Engenharia Agrícola (2002) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). É Coordenador do NEAMBE – Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA).

Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza/CE, responsável pelas disciplinas de “Construções Rurais e Ambiência” e “Instalações Zootécnicas”. Tem experiência na área de Bioclimatologia Animal, atuando principalmente nas seguintes áreas: Construções Rurais, Ambiência Agrícola, Bem-estar animal e Zootecnia de precisão.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.