Português

Fórum das Agrárias promove a palestra “Internacionalização da pesquisa: necessidade e possibilidades”

2 de julho de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Internacionalização da pesquisa: necessidade e possibilidades, que será ministrada pelo professor José Carlos de Araújo (Departamento de Engenharia Agrícola – UFC) e mediado pelo professor Magno José Duarte Cândido (Departamento de Zootecnia da UFC).

Agenda

Data: 07/07, terça-feira.
Horário: 17:00.
Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

O professor José Carlos de Araújo possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Hannover (1989) e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1994).

O docente despendeu ano sabático na área de Engenharia Hidráulica junto à Universidade de Birmingham, Inglaterra (2004); e na área de Hidrologia junto à Universidade de Potsdam, Alemanha (2012-2013). Foi professor visitante das Universidades de Havana (Cuba, 2008) e de Valladolid (Espanha, 2010). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará, coordena o Grupo de Pesquisas Hidrosedimentológicas do Semiárido (Hidrosed), e grupo Água na Caatinga. Atua principalmente nas seguintes áreas: hidrologia física de ambientes semiáridos, socio-hidrologia, sedimentologia, reservatórios do semiárido e hidráulica.

O moderador

O professor Magno José Duarte Cândido possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999 e 2003). Atualmente é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará.

É avaliador externo de agências de fomento federais e estaduais, de instituições de ensino e de pesquisa e de sociedades científicas e revisor ad-hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nas seguintes áreas: ecofisiologia e manejo de plantas forrageiras, conservação de forragens, aproveitamento de alimentos alternativos, análise bioeconômica de sistemas de produção animal e modelagem em ecossistemas pastoris.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.