Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Perspectivas e tendências para os estudantes/profissionais da aquicultura

5 de agosto de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Perspectivas e Tendências para os Estudantes/Profissionais da Aquicultura que será ministrada pelo professor Felipe Matias (PPG em Engenharia de Pesca – UFC) e mediada pelo professor Bartolomeu Warlene Silva de Souza (Departamento de Engenharia de Pesca – UFC).

Agenda

Data: 11 de agosto, terça-feira

Horário: 17h

Local: canal do Fórum das Agrárias no Youtube

O palestrante

O professor Felipe Matias é Engenheiro de Pesca e Administrador de Empresas, possui MBA em Gestão de Empresas, Mestrado em Engenharia de Pesca, na linha de Aquicultura e Sustentabilidade; Mestrado em Administração e Controladoria, na linha de Estratégia e Sustentabilidade; Doutorado em Engenharia de pesca, na linha de Biotecnologia de Recursos Pesqueiros e Pós-Doutorado em gestão dos Oceanos e da Terra.

Atuou como Diretor de Aquicultura e Secretário Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, no período 2005-2012, Secretário-Executivo da Red de Acuicultura de las Américas da FAO/ ONU e Diretor-Executivo da Associação Brasileira de Piscicultura – Peixe BR.

Atualmente é Cientista-Chefe da Aquicultura da FUNCAP e Pesquisador Visitante do PPGEP -DEP/ UFC.

O moderador

O professor Bartolomeu Warlene Silva de Souza possui Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2001), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutorado em Engenharia Química e Biológica (na área de Tecnologia de Alimentos) pela Universidade do Minho – Braga- Portugal (2010).

É Professor Associado I, do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca na UFC.

Tem experiência na área de Biotecnologia e Tecnologia de alimentos, atuando principalmente nas seguintes áreas: polissacarídeos sulfatados, Galactomananos, Gelatina e Colágeno de Resíduos do Pescado, Filmes e Revestimentos comestíveis.

Atualmente desenvolve trabalhos em aplicação de Polissacarídeos Sulfatados de Algas, Galactomananos, Gelatina e Colágeno como matéria prima para a produção de filmes e revestimentos comestíveis. Estuda também o uso de processamento térmico por campos elétricos (aquecimento ohmico) em aplicações alimentares. Dedica-se a área de ciência e tecnologia do pescado. Em colaboração com diversos pesquisadores de distintas Universidades, desenvolve trabalhos na área de nanotecnologia aplicada à tecnologia de alimentos. Tem experiência em maricultura, atuando principalmente em cultivos de macroalgas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.