Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Reúso de sedimentos na Caatinga: uma abordagem sociohidrológica

19 de agosto de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Reúso de sedimentos na Caatinga: uma abordagem sociohidrológica que será ministrada pelo professor Pedro Henrique Augusto Medeiros (IFCE)  e mediada pelo professor José Carlos de Araújo (Departamento de Engenharia Agrícola – UFC).

Agenda

Data: 25 de agosto, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Pedro Henrique Augusto Medeiros é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, lecionando sobre hidrologia, hidráulica e áreas relacionadas a recursos hídricos desde 2010.

É Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2002), e trabalhou em consultoria no projeto de obras hidráulicas, estudos hidrológicos e de planejamento de recursos hídricos. Concluiu Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Engenharia Civil – Recursos Hídricos na UFC, este último com período sanduíche no Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GeoForschungsZentrum – GFZ).

Concentrou seus estudos acadêmicos em monitoramento e modelagem físico-matemática dos fluxos de água e sedimento em ambientes semiáridos. Em 2018-2019 realizou Estágio Pós-Doutoral como professor visitante na Universidade de Illinois – Urbana-Champaign, EUA, na área de socio-hidrologia.

Atualmente desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado na UFC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) e no IFCE (Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis), com ênfase no desenvolvimento de métodos para a gestão de pequenos açudes.

O moderador

José Carlos de Araújo possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Hannover (1989) e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1994).

O docente despendeu ano sabático na área de Engenharia Hidráulica junto à Universidade de Birmingham, Inglaterra (2004); e na área de Hidrologia junto à Universidade de Potsdam, Alemanha (2012-2013).

Foi professor visitante das Universidades de Havana (Cuba, 2008) e de Valladolid (Espanha, 2010). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará, coordena o Grupo de Pesquisas Hidrosedimentológicas do Semiárido (Hidrosed), e grupo Água na Caatinga.

Atua principalmente nos seguintes temas: hidrologia física de ambientes semiáridos, socio-hidrologia, sedimentologia, reservatórios do semiárido e hidráulica.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.