Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Semiárido brasileiro: desafios e oportunidades para o desenvolvimento

6 de novembro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Semiárido brasileiro: desafios e oportunidades para o desenvolvimento, que será ministrada pelo pesquisador Salomão de Sousa Medeiros (Instituto Nacional do Semiárido – INSA) e  mediada pelo professor Claudivan Feitosa de Lacerda (Departamento de Engenharia Agrícola – UFC).

Agenda

Data: 10 de novembro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Salomão de Sousa Medeiros possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Irrigação e Drenagem (2002) e Doutorado em Recursos Hídricos e Ambientais (2005) ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2009 concluiu um MBA em Gestão Pública: Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia.

Entre 2005 a 2007 desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande como bolsista PRODOC/CAPES. Também atuou como técnico em desenvolvimento regional na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (2007 a 2009), na Unidade de apoio Hidroagrícola, da 2ª Superintendência Regional, onde ocupou a chefia geral.

Foi Presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva entre 2012 a 2014. Desde de 2009 é pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido, na área de recursos hídricos, ocupando entre 2011 a 2019 os cargos de Assessor Técnico, Diretor Substituto e Diretor Geral.

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos; irrigação; fertilidade; relação solo, água, planta e atmosfera; qualidade de água; reuso e aproveitamento de água de chuva para fins urbanos.

O moderador

Claudivan Feitosa de Lacerda possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Pós-Doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014).

Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC entre 2005 e 2009 e entre 2011 e 2013. Foi Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, realizado em Fortaleza, Ceará (2009), e Coordenador do I e II Simpósio Brasileiro de Salinidade, realizado em Fortaleza, Ceará (2010 e 2014). Foi Vice-Cordenador do Curso de Agronomia da UFC de 2011 a 2013.

É professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível D.

Atua como orientador de alunos do Curso de Graduação em Agronomia e de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Solos e Nutrição de Plantas (Mestrado e Doutorado).

Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência no uso de água e de nutrientes em plantas sob condições normais e sob estresse; Tolerância à salinidade de culturas anuais (sorgo, feijão-de-corda, milho, algodão), perenes (coqueiro, cajueiro) e ornamentais; Estratégias visando a utilização de águas salinas e residuárias na irrigação; Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.