Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Sistemas Agroflorestais (SAF): bases conceituais e perspectivas para o semiárido

18 de novembro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Sistemas Agroflorestais (SAF): bases conceituais e perspectivas para o semiárido, que será ministrada, de maneira conjunta, pela professora Ivanilda Aguiar (UNILAB), pelo pesquisador Joel Cardoso (EMBRAPA), pelo agrônomo Pedro Jorge F. Lima (ESPLAR) e pelo professor Téogenes Senna de Oliveira (UFV) e mediada pelo professor Julius Blum.

Agenda

Data: 24 de novembro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube.

Temas

Os temas a serem abordados por cada palestrante serão os seguintes:

  • Joel Cardoso: Agroecologia e agricultura sintrópica: princípios e estratégias orientadoras
  • Ivanilda de Aguiar: Experiências com safs no Maciço de Baturité e no semiárido cearense
  • Teógenes Senna: Sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro: um uso sequestrador de C
  • Pedro Jorge F. Lima: Algodão Agroecológico: da mobilização social ao Comércio Justo

Os palestrantes

Ivanilda Aguiar possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Ceará (2012).

Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui (Campus Corrente), de 2010 a 2014. Atualmente é professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Tem experiência nas áreas de Agronomia, Ecologia e Recursos Naturais, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e Ecologia de Agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, agroecologia e sistemas agroflorestais.

Joel Cardoso possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Córdoba.

Atualmente é pesquisador na área de Sistemas de Produção Sustentável (Sistemas Agroflorestais) – Embrapa Agroindústria Tropical.

Sua área de atuação é a Sustentabilidade dos Sistemas Agroalimentares, podendo atuar em temas como policultivos, recuperação de áreas degradadas, empreendedorismo sustentável, canais curtos de comercialização, agricultura familiar, valorização dos produtos locais e turismo rural.

Pedro Jorge F. Lima possui Graduação em Agronomia pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (1964) e Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1966).

Atualmente é Agrônomo do ESPLAR – Centro de Pesquisa e Assessoria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adubação, Cebola, Fósforo.

Teógenes Senna de Oliveira possui Graduação em Agronomia (1985), Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Fitotecnia (Produção Vegetal), todos pela Universidade Federal de Viçosa.

Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, tendo atuado, por vários anos, na Universidade Federal do Ceará, onde ainda atua Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais.

É Pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica. Atua acadêmica e cientificamente na Ciência do Solo, dedicando-se especialmente ao estudo do manejo e conservação do solo e da água e agroecologia, com ênfase no manejo da matéria orgânica do solo e resíduos e o seu papel no condicionamento do solo e na qualidade ambiental.

O moderador

Julius Blum possui Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2012).

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Uso de resíduos na agricultura, qualidade de solo e ciclagem de nutrientes.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.