Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Um novo retrato da agricultura familiar do semiárido nordestino brasileiro

1 de outubro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Um novo retrato da agricultura familiar do semiárido nordestino brasileiro, que será ministrada pelo professor Marcelo José Braga (Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – UFV) e mediada pelo professor Jair Andrade de Araújo (Departamento de Economia Agrícola – UFC).

Agenda

Data: 06 de outubro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Marcelo José Braga concluiu o Doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1999, e o Pós-Doutorado na University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos, em 2004.

Atualmente, é presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), Professor Titular e Diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentado (IPPDS) da UFV.

Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da referida instituição (2009 a 2017), Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), no período de 2013 a 2017.

É membro do Conselho Editorial do periódico Agribusiness: An International Journal e Presidente da Câmara de Assessoramento Ciências Sociais Aplicadas da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais).

Recebeu 14 prêmios e, ou, homenagens, dentre os quais a de orientador das Teses vencedoras do Prêmio Edson Potsch Magalhães – concedido à melhor Tese de Doutorado na área de Economia Rural (SOBER), em 2005 e 2018, Prêmio Rui Miller Paiva pela co-autoria melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural no ano de 2009 e Prêmio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2019.

Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e os temas organização industrial, cooperativas agropecuárias e desenvolvimento rural. 

O moderador

Jair Andrade de Araújo é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Mestre em Economia Rural pela UFC (2002). Graduado em Engenharia de Pesca pela UFC (2000).

Coordenador do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) do período 2014-2016. De outubro de 2017 a março de 2018 desenvolveu pesquisa em colaboração com o IPEA, como consultor do PNUD em projeto independentes para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), tendo desenvolvido estudo sobre avaliação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF).

Membro do comitê de Ciências Sociais Aplicadas na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP – agências de fomento ao ensino e pesquisa) desde 2016.

Exerce o cargo de Chefe do Departamento de Economia Agrícola na UFC desde 2016.

Coordenador e Pesquisador do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Economia Aplicada, Pobreza e Desenvolvimento (NEAPD/MAER). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Crescimento Econômico, Desigualdade e Pobreza.

Leitura recomendada

Um novo retrato da Agricultura Familiar do Semiárido Nordestino Brasileiro a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.