Português

Fórum das Agrárias promove a palestra Uso das águas subterrâneas na agricultura do Ceará

14 de outubro de 2020

O Fórum das Agrárias promove a palestra Uso das águas subterrâneas na agricultura do Ceará, que será ministrada pelo professor Itabaraci N. Cavalcante (Professor Titular do Departamento de Geologia – UFC) e mediada pelo professor Raimundo Nonato Távora Costa (Departamento de Engenharia Agrícola – UFC).

Agenda

Data: 20 de outubro, terça-feira

Horário: 17h

Local: Canal do Fórum das Agrárias no YouTube

O palestrante

Itabaraci Cavalcante é Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1983), Mestre em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1998).

Atualmente é Professor Titular, Classe Única, da Universidade Federal do Ceará, Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Geologia, Linha de Hidrogeologia (Graduação) e Hidrogeologia e Gestão Hidro-Ambiental (Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado), Vice-Chefe Departamental e Coordenador do Laboratório de Hidrogeologia – LABHI/CC/DEGEO/UFC.

É membro do Corpo de Avaliadores da Revista de Geologia (DEGEO/UFC, Fortaleza). Participa da Pós-Graduação do Instituto de Geociências da UFPA na Área de Hidrogeologia no Mestrado Profissional em Recursos Hídricos e nos Cursos de Especialização em Hidrogeologia e Gestão Ambiental e no de Geomedicina.

É docente das disciplinas Hidrogeologia I e Hidrogeologia II ( Graduação DEGEO/CC/UFC), Gestão de Aquíferos, Poluição das Águas Subterrâneas e Hidroquímica (Pós-graduação em Geologia DEGEO/CC/UFC).

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nas seguintes linhas: Gestão de Aquíferos, Poluição das Águas Subterrâneas, Qualidade das Águas Subterrâneas e Locação de Poços Tubulares.

O moderador

Raimundo Nonato Távora Costa é Graduado em Agronomia pela UFC (1982), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UFC (1988) e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Esalq/USP (1994).

Atualmente, é Professor Titular da UFC. Suas linhas de trabalho são Irrigação por Superfície, Drenagem Agrícola e Alocação de recursos em agricultura irrigada.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.