Horto de Plantas Medicinais é inaugurado no município de Barroquinha

Data de publicação: 20 de setembro de 2012. Categoria: Notícias

Em 14 de setembro último, o Horto de Plantas Medicinais foi inaugurado no assentamento Lagoa do Barro, localizado no município de Barroquinha-CE. A instalação do horto é uma parceria entre o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, a Ematerce – Escritório Regional do Extremo Norte – e a Prefeitura Municipal de Barroquinha.

Estiveram presentes no evento o deputado Sérgio Aguiar, líder do governo do Estado do Ceará na Assembleia Legislativa; Fernanda Veras, a primeira-dama do município de Barroquinha, que representou o Sr. Prefeito; o Engenheiro Agrônomo Edmundo Alves, Secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca; o Engenheiro Agrônomo Walmir Severo, Diretor Técnico da Ematerce; o Engenheiro Agrônomo Marcos Monteiro, Coordenador Regional do Extremo Norte da Ematerce e o Engenheiro Agrônomo Francisco José de Mesquita Sales, representando o Diretor do CCA, professor Luiz Antônio Maciel de Paula.

O Horto conta com uma área de 550 m2 e dispõe de 24 canteiros de 5 metros de comprimento por 1 metro de largura. Nesse espaço são abrigadas 36 espécies de plantas medicinais oriundas, em sua maioria, do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana – NEPAU/CCA/UFC, coordenado pelo professor Antônio Marcos Esmeraldo, do Departamento de Fitotecnia. Toda a área é irrigada
por microaspersão, cuja água é fornecida por um poço da comunidade que alimenta uma cisterna, situada no interior do horto.

Os engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Extensão do CCA, Almiro Tavares Medeiros, Carlos Henrique Martins Ximenes, que coordena a equipe, e Marcos de Sousa Bernardo foram os responsáveis pela implantação do horto.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias. Fone: 3366.9735