I Simpósio em Economia Rural discute políticas públicas para convivência com o semiárido

Data de publicação: 8 de abril de 2013. Categoria: Notícias

Nos dias 25 e 26 de abril, acontece, no Campus do Pici da Universidde Federal do Ceará, o I Simpósio em Economia Rural na Universidade Federal do Ceará, que tem como tema “políticas públicas para convivência com o semiárido”. As inscrições para o evento são gratuitas.

De acordo com informações presentes no site do Simpósio, o evento será uma oportunidade de debater o tema “e apresentar resultados de pesquisa, avanços teóricos e metodológicos que possam ajudar a sociedade a construir formas de produção e trabalho no semiárido que sejam ambientalmente sustentáveis, socialmente resilientes e economicamente competitivas”.

Para inscrever-se no Simpósio, acesse o seguinte link: Inscrições para I Simpósio em Economia Rural

Confira, abaixo, a programação do evento. Para mais informações, acesse o site http://econruralufc.wix.com/simposio

25 de Abril – Quinta-Feira

• Manhã

Local: Auditório do Departamento de ZOOTECNIA
08h00 – CREDENCIAMENTO

08h30 – ABERTURA OFICIAL
Coordenação: Prof. Dr. José Newton Pires Reis

9h00 – AULA MAGNA
Tema: Programa de Contingência e Redução da Pobreza no Semiárido
Expositor: Pedro Sisnando Leite

Lançamento do Livro  “Programa de Contingência e Redução da Pobreza no Semiárido", Pedro Sisnando Leite.

10h00 – Intervalo para Coffe Break

10h30 – PALESTRA
Tema: A confirmar
Expositor: Robério Telmo Campos

12h00 – ALMOÇO (Livre)

• Tarde

LOCAL: Departamento de ECONOMIA AGRÍCOLA
14h00 –  Comunicações Orais (Bolsistas DEA)
Sala 01: Em breve
Sala 02: Em breve
Sala 03: Em breve

15h00 – Comunicações Orais (Pós-Graduados/ Egressos MAER)
 Sala 01:
– Economia Criativa como estratégia de convivência com o semiárido cearense. O caso do artesanato renda de bilro (João Luis Josino Soares)
– Da pesca artesanal à agricultura familiar: A multifuncionalidade a partir da unidade de produção familiar. Estudo de caso (Diana Mendes Cajado)
– Desenvolvimento Rural Sustentável: O caso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Território da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu – CE (Diego Rodrigues Holanda)

Sala 02:
– Análise da modernização agrícola cearense no período de 1996 e 2006 (Soraia Araújo Madeira)
– Integração espacial dos mercados exportadores de mel natural no Brasil: Abordagem utilizando Cointegração com Threshold (Manoel Pedro da Costa Júnior)
– Tecnologia e rentabilidade: o caso dos produtores de leite da Cooperativa (Quileite) do município de Quixeramobim, Ceará. (Luciana Girão de Vilhena)

Dia 26 de abril

• Manhã

LOCAL: Auditório do Departamento de ZOOTECNIA
09h00 – PALESTRA
Tema: Transição agroecológica, modernização transformadora e industria da seca: confusão de conceitos e conflitos de interesse no planejamento e na eficiência das politicas públicas de convivência com o Semiárido.
Expositor: Nicolas Fabre

10h00 – Debate

10h15 – Intervalo para Coffe Break

10h30 – PALESTRA