Infraestrutura predial do CCA é discutida no Conselho de Centro

Data de publicação: 10 de novembro de 2015. Categoria: Notícias

O Conselho do Centro de Ciências Agrárias discutiu a situação de infraestrutura predial do CCA com a presença do Superintendente da UFC-Infra, Prof. Ademar Gondim, e sua equipe de engenheiros e arquitetos, em reunião na última sexta-feira, dia 6 de novembro.

A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho, Prof. Luiz Antônio, que apresentou dados sobre a crítica situação de prédios antigos e a demora na realização de obras e reformas. Ele lembrou que a antiga Escola de Agronomia foi transferida para o Campus do Pici nos anos 1930 e passou a ocupar a casa sede da antiga Fazenda Santo Anastácio, adaptada para as salas de aula de disciplinas tais como matemática e física, além da Diretoria, e de botânica e química nos prédios vizinhos, que hoje sediam o Departamento de Atividades Gerais e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Também destacou que existem prédios construídos nos anos 1960, 70 e 80 e que hoje passam por necessidade de reformas.

As demandas por reformas e construções oriundas dos departamentos e da própria Diretoria do CCA foram encaminhadas à COP – Coordenadoria de Obras e Projetos nos últimos quatros anos, mas o ritmo do atendimento tem sido comprometedor para o bom andamento das ações. Para exemplificar, foi apresentada a linha do tempo da reforma e ampliação do Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807: em 2011, a obra foi licitada; em 2012, a construtora saiu sem concluir a obra; no final de 2013, houve nova licitação para concluir a obra; em 2014, o prédio foi entregue com a reforma inacabada; em outubro de 2015, novo edital de licitação foi aberto para a conclusão da reforma.

Esse relato e outros sobre os processos de reformas, construções de novos prédios e de manutenção predial ilustraram as dificuldades enfrentadas hoje e o comprometimento das atividades acadêmicas no CCA. Todas essas informações já haviam sido apresentadas em audiência com o Reitor Henry Campos no último dia 26 de outubro, oportunidade em que o Diretor do CCA, Prof. Luiz Antônio, e a Vice-Diretora, Profa. Sônia, também reivindicaram mais recursos financeiros e a criação de uma Sub-Prefeitura Especial e Provisória para o atendimento satisfatório das demandas de infraestrutura do Centro.

Ao final da reunião, o Prof. Ademar se comprometeu a rever a situação específica do CCA e a se empenhar para o pronto atendimento das necessidades de infraestrutura.

Fonte: Diretoria do CCA, fone: 85 3366.9732