Português

Centro de Ciências Agrárias

Laboratório de Geoprocessamento

Dedicados as atividades de ensino e pesquisa. Com aulas utilizando softwares específicos para geoprocessamento. Possui também digitalizador de imagens A0 no qual tem a capacidade de digitalizar mapas.

Coordenador: Prof. José Carlos de Araújo

Endereço: Bloco 870, Campus Pici.

E-mail: jcaraujo@ufc.br

Laboratório de Informática I

É Composto por 3 salas:

* Sala 1: 14 computadores com internet – 1 aluno por computador
* Sala 2: 14 computadores com internet – 2 alunos por computador
* Sala 3: 14 computadores sem internet – 1 aluno por computador

Coordenador: Carlos Alberto Ribeiro Alves

Localização: Departamento de Zootecnia, Bloco 809, em frente ao auditório Alzir Barreto

Contato: liccaufc@hotmail.com

Laboratório de Informática II

Objetiva atender aos alunos e servidores da Instituição, permitindo a prática de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e a extensão, para realizar de aulas e atividades práticas das disciplinas que são ministradas ou algum evento acadêmico que requer o uso do laboratório de informática.

Coordenador: Professor Julio Alfredo Racchumi Romero, Profª Helena Stela Sampaio (co-responsável)

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, primeiro andar

Contato: deinter@ufc.br

Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana- NEPAU

O Centro de Ciências Agrárias /UFC inaugurou no dia 7 de outubro de 2008 o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (Nepau) como parte das festividades em comemoração aos 90 anos da Escola de Agronomia do Ceará (EAC).

A agricultura urbana refere-se ao cultivo de hortaliças, plantas medicinais, ornamentais, produção de mudas para arborização urbana, pomar doméstico e comunitário, produção artesanal de alimentos para o consumo humano, bem como a criação de animais de pequeno porte, nas zonas urbanas e peri-urbanas das cidades. A agricultura urbana compreende também os aspectos de mercado, distribuição e consumo em áreas urbanas visando à melhoria do padrão alimentar da população carente, propiciando a geração de emprego e renda, mediante a incorporação de tecnologias sustentáveis de produção e manejo.

Dada a lacuna, atualmente existente na UFC referente ao tema, o NEPAU oferece apoio às atividades de agricultura urbana e capacita o público interessado neste campo de conhecimento, além de constituir-se no espaço adequado às pesquisas sobre a referida área de conhecimento do Estado. As atividades desenvolvidas no Núcleo proporcionam oportunidades de aprendizagem segundo a metodologia do aprender-fazendo para alunos de graduação de agronomia. As ações de extensão realizadas no NEPAU mediante a realização de cursos teórico-práticos oportuniza a implementação de programas de agricultura urbana nos diversos municípios do Estado do Ceará.

Coordenador: Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra

Localização: Anexo à Prefeitura da UFC, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9671, esmeraldo@ufc.br

Orquidário

Foi criada uma comissão, em 2009, com a finalidade de elaborar um projeto de orquidário técnico para Universidade Federal do Ceará. Em 2011, o projeto de pesquisa foi aprovado junto ao Banco do Nordeste. Neste mesmo ano o Orquidário da UFC foi construído e sua inauguração ocorreu em 2013, no dia 5 de março.

O Orquidário tem uma área de 400 metros quadrados, possui um moderno sistema de irrigação, totalmente automatizado, com turnos distintos de rega. Possui hoje 10 bancadas, onde são conduzidos diversos experimentos com orquídeas, bromélias, cactáceas e outras espécies.

O orquidário já recebeu mais de 1000 exemplares de orquídeas, distintas bromélias, cactos, além de outras famílias vegetais onde estão sendo classificados, multiplicados e utilizados em experimentos técnico-científicos.

Além de se constituir em um banco de germoplasma, o Orquidário é um importante equipamento de apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão.

No Orquidário, realizam-se cultivo e pesquisa com plantas ornamentais, suculentas, cactáceas, condimentos e diferentes tipos de substrato destinadas às aulas práticas da disciplina de graduação AC0508 Floricultura.

Coordenador: Prof. Roberto Jun Takane

Localização: Horta Didática, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9661, robertotakane@ufc.br

Facebook: https://www.facebook.com/orquidarioufc/

Horário de Visitação: Aos sábados – 8:30