Português

Departamento de Ciências do Solo (DCS)

Laboratórios

Laboratório de Análises de Solos, Águas, Tecidos e Adubos (em parceria com a FUNCEME)

Este laboratório está destinado à prestação de serviço para produtores rurais, sendo eles empresas ou pessoas físicas ou pesquisadores com interesse de conhecer acerca da fertilidade de solos, tecidos vegetais, bem como de água para irrigação e adubos.

Coordenação: Profª Maria Eugenia Ortiz Escobar.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9693, mariaeugenia@ufc.br

Laboratório de Física do Solo

Com área de 77,83 m², o laboratório tem capacidade para realizar a maioria das análises que são comumente analisadas concernente aos atributos físicos do solo (análise granulométrica, densidade do solo e de partículas, resistência do solo à penetração, resistência tênsil, estabilidade de agregados, umidade do solo, curva de retenção de água, permeabilidade do solo ao ar, condutividade hidráulica do solo saturado e medição dos potenciais da água no solo.

Coordenação: Prof. Jaedson Cláudio Anunciato Mota.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9119, jaedson.mota@ufc.br

Laboratório de Levantamento de Solo

O laboratório de Levantamento de Solos foi criado recentemente para ser um laboratório didático e de pesquisa aos estudantes dos cursos de graduação e do Programa de Pós graduação em Ciência do Solo. Nele será possível a utilização de computadores para o planejamento, uso e manejo dos solos, levantamento e mapeamento dos solos e diversas técnicas de sensoriamento remoto. Além disso, atende as disciplinas de AK0008 Levantamento e Classificação de Solos (Graduação) e AKP8030 Levantamento de Solos (Pós Graduação).

Coordenação: Prof. Raul Shiso Toma.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9120, raulstoma@ufc.br

Laboratório de Manejo do Solo

O Laboratório de Manejo de Solo tem uma área de 58,34 m² e infraestrutura que permite a realização de análises em amostras de solo, água, tecido vegetal e em outras amostras ambientais, tais como resíduos orgânicos e organo minerais. Com a infraestrutura do referido laboratório, para algumas determinações, é possível realizar a primeira etapa analítica como a extração dos nutrientes e/ou digestão das amostras, de modo que a segunda etapa que é a quantificação dos elementos químicos é realizada com o apoio da sala de aparelhos vinculada ao Laboratório de Química do Solo do DCS.

Coordenação: Profª Mirian Cristina Gomes Costa.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: mirian.costa@ufc.br, deysesmaia@ufc.br

Laboratório de Microbiologia do Solo

O laboratório recebe alunos de Graduação do Curso de Agronomia e de Pós-Graduação (tanto em Ciência do Solo como vários outros Programas de Pós-Graduação no âmbito da UFC) para realização de aulas práticas laboratoriais, além de atividades de pesquisa envolvendo a manipulação de amostras de solo para prospecção de micro organismos por parte de estudantes de pós graduação dos diversos setores do PPGCS e de outros Programas de Pós-Graduação.

Coordenação: Prof. Paulo Furtado Mendes Filho e Prof. Arthur Prudêncio de Araújo Pereira.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9454, mendes@ufc.br

Laboratório de Nutrição Mineral

O Laboratório permite a realização de análises em amostras de solo e tecido vegetal. Com a infraestrutura do referido laboratório, para algumas determinações, é possível realizar a primeira etapa analítica como a extração dos nutrientes, de modo que a segunda etapa que é a quantificação dos elementos químicos é realizada com o apoio da sala de aparelhos vinculada ao Laboratório de Química do Solo do Departamento de Ciências do Solo.

Coordenação: Prof. Ismail Soares.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: ismail@ufc.br

Laboratório de Pedologia

A infraestrutura do Laboratório de Pedologia permite que sejam realizadas análises em amostras de solo, sedimentos e rochas, além de material vegetal. Assim, podem ser realizadas extrações de compostos amorfos e cristalinos, extrações sequenciais de Si, Al, Fe e outros elementos, extração e determinação de carbono orgânico, extração de cátions do complexo de troca, extração de fósforo assimilável, determinação da condutividade elétrica, pH, análise granulométrica, extração de argila para análise mineralógica, extração de nutrientes de tecido vegetal e análise micromorfológica com lâminas delgadas.

Coordenação: Prof. Ricardo Espíndola Romero.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9456, reromero@ufc.br

Laboratório de Química e Fertilidade do Solo

Análises químicas de solo, água, tecidos e adubos, para fins de pesquisa e aulas práticas da graduação e pós graduação.

Coordenação: Prof. Fernando Felipe Ferreyra Hernandez.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9451, ferrey@ufc.br

Laboratório Didático – Museu de Minerais, Rochas e Solos

Neste laboratório Didático pode ser realizada a caracterização e identificação de minerais através das seguintes análises macroscópicas: brilho, dureza, clivagem, fratura, hábito, traço, solubilidade (HCl) e atração magnética. Nos estudos das rochas podem ser feitas avaliações da textura, índice de coloração, composição mineralógica (em textura fanerítica), acidez da rocha e estrutura. Para a caracterização morfológica dos solos, as seguintes análises podem ser feitas no laboratório: textura, estrutura, consistência (seca, úmida e molhada), cerosidade, nódulos e concreções, coesão, superfícies de fricção e presença de carbonatos. A infraestrutura desse laboratório também é usada para obtenção dos monólitos, onde são realizados os processos de desbaste e impregnação com material selante para fixação do solo.

Coordenação: Prof. Ricardo Espíndola Romero.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Bloco 807, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9456, reromero@ufc.br

Grupos de Estudo

Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Solos – GEPESOLOS

Grupo criado para o estudo, práticas e pesquisa em solos. Neste grupo são desenvolvidas atividades que buscam incentivar os alunos de graduação e pós graduação a aprofundar seus conhecimentos na área da Ciência do solo e preparar profissionais para atuação nos diversos setores agropecuários e de pesquisa. Além disso, busca soluções científicas e práticas para os problemas encontrados por produtores com o intuito de atingir maiores rendimentos nas condições do semiárido nordestino.

Coordenação: Prof. Raul Shiso Toma e Profª Mirian Cristina Gomes Costa.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9686, raulstoma@ufc.br

Grupo de Estudo em Microbiologia e Biotecnologia do Solo

Atividades de ensino, pesquisa em extensão em temas envolvendo ecologia de microbiomas no sistema solo-planta.

Coordenação: Prof. Artur Prudêncio de Araújo Pereira.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9692, artur.prudencio@ufc.br

Grupo de Estudos em Física do Solo (GEFíS)

O grupo atua principalmente em sistemas agrícolas; é formado por colaboradores pesquisadores de duas Universidades (UFC e UFRPE) e de dois Institutos (IFCE e IFPI) e um colaborador pesquisador autônomo. É importante realçar que o grupo contribui para a formação de recursos humanos qualificados (uma vez que forma tecnólogos, bacharéis, mestres e doutores) e para a geração de ciência/tecnologia (com difusão dos resultados/produtos comprovada nos respectivos currículos Lattes, com vários artigos publicados em periódicos científicos com elevado fator de impacto).

Coordenação: Prof. Jaedson Cláudio Anunciato Mota.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9119, jaedson.mota@ufc.br

Qualidade do Solo e Química Ambiental (QSQA)

Contribuir na formação de profissionais que possam participar no desenvolvimento social, científico e econômico preservando a qualidade do meio ambiente. Reuniões com os membros, principalmente discentes de graduação e pós graduação, contribuindo assim na formação de profissionais que possam participar no desenvolvimento social, científico e econômico preservando a qualidade do meio ambiente; promovendo e incentivando a produção científica como forma de divulgar os avanços nas áreas de química e poluição ambiental.

Coordenação: Profª Maria Eugenia Ortiz Escobar.

Localização: Departamento de Ciências do Solo, Campus do Pici.

Contato: 85 3366 9693, mariaeugenia@ufc.br

Redes sociais: Instagram: @grupoqsqa, Facebook: https://www.facebook.com/grupoqsqaufc/

Salinidade e Drenagem Agrícola

O Grupo de Pesquisa desenvolve estudos visando a obtenção da sustentabilidade sócio-econômica e ambiental dos sistemas agrícolas irrigados no semiárido, mediante a adequação de práticas de manejo, e o acompanhamento permanente das variações quantitativas e qualitativas no solo, nas fontes de água e nos produtos agrícolas(produção de forragem, frutíferas e olerícolas). Desenvolve ainda estudos dos mecanismos de tolerância à salinidade; identificação de espécies e variedades tolerantes à salinidade e interação planta microorganismos em meios salinos. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos técnico-econômicos em drenagem agrícola; Manejo e recuperação de solos afetados por sais; Uso de águas salinas na irrigação; Tolerância das culturas à salinidade.

Coordenação: Prof. Claudivan Feitosa de Lacerda e Prof. Raimundo Nonato Távora Costa.

Localização: Departamento de Engenharia Agrícola, Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9764, rntcosta@ufc.br

Casas de Vegetação

Casas de vegetação 1, 2, 3 e 4

As casas de vegetação têm sido utilizadas para a execução e implantação de experimentos científicos em nível de Graduação e de Pós graduação, gerando trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Além disso, também utilizado para projetos de extensão do departamento que demonstram a comunidade interna e externa a importância do solo na vida de cada um. Na pós graduação, atendem as 3 áreas de concentração: Manejo do Solo e da Água, Pedologia e Química, Fertilidade e Biologia do Solo e as 5 linhas de pesquisa, sendo elas: Manejo Sustentável do Solo e da Água e Matéria Orgânica do Solo, Salinidade do Solo e da Água, Gênese e Classificação do Solo e Geoinstrumentação, Química, Fertilidade e Poluição do Solo e a Biologia do Solo, Adubação e Nutrição e Plantas.

Coordenação: Prof. Artur Prudêncio de Araújo Pereira.

Localização: Campus do Pici.

Contato: (85) 3366 9692, artur.prudêncio@ufc.br

Casa de vegetação n° 5

1) Ensino relacionado à parte das aulas práticas de “Fruticultura” (AC0497) na Graduação e de “Fruticultura Tropical” (ACP7677) e “Frutíferas: calagem, adubação e nutrição” (ACP8131), ambas na pós
graduação; 2) Pesquisas científicas com atuação de alunos de graduação (PIBIC, Monografias) e pós graduação (Mestrado e Doutorado de dois programas, PPGAF e PPGCS, ambos do CCA).

Coordenação: Prof. Márcio Cleber de Medeiros Corrêa e Prof. William Natale.

Localização: Bloco 836, Setor de Agricultura, Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici.

Contato: mcleber@ufc.br; natale@ufc.br