Português

Departamento de Estudos Interdisciplinares

Laboratórios

Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS)

O Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) existe desde 2010. Está vinculado ao Departamento de Estudos Interdisciplinares (DEINTER), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e é registrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/220240).
O caráter interdisciplinar do grupo e de suas atividades está traduzido pela diversidade da formação de seus membros e pelas abordagens metodológicas elegidas pelas atividades já realizadas. A complexidade dos problemas enfrentados pela sociedade na atualidade exige estudos que tenham como pressuposto o encontro de saberes, o esforço conjunto e complementar de pesquisadores das áreas que forem pertinentes. Assim, as atividades do LEADERS proporcionam à Academia a oportunidade de contribuir efetivamente com o processo de desenvolvimento regional sustentável. A melhoria da qualidade de vida e uma melhor convivência com o meio ambiente são resultados esperados a partir das informações geradas e difundidas pelas pesquisas e atividades realizadas no âmbito do LEADERS. As linhas de pesquisa do LEADERS são: Educação para a Sustentabilidade; Sociedade, Gestão e Políticas Públicas; Territórios e Mudanças Climáticas; Economia Ecológica e Sistemas Sociais, Complexidades, Segurança Pública e Sustentabilidade.
As pesquisas desenvolvidas pelo LEADERS estão hoje ligadas prioritariamente à avaliação de políticas públicas e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Os membros do LEADERS que atuam na UFC estão ligados ao Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas e aos cursos de graduação em Gestão de Políticas Públicas e de Economia Ecológica.
Em 2019 o grupo participou de eventos no Brasil, Portugal e Espanha.

Coordenação: Profª Suely Salgueiro Chacon

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, térreo

Contato: leaders.ufc@gmail.com, suelychacon@ufc.br,

Instagram: @leaders.ufc

Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP)

Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará e se constitui em um espaço para a formação de ambientes de estudos científicos sobre as políticas públicas no âmbito de sua formulação, gestão, acompanhamento e avaliação. O LEPP foi baseado no desenho institucional do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN) do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do qual o LEPP é laboratório associado.

Coordenação: Profª Francisca Silvania de Sousa Monte

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, térreo

Contato: leppufc@gmail.com

Página na web: http://www.lepp.ufc.br/

Núcleos

Núcleo de Apoio à Gestão Pública (NAGEP)

O NAGEP atua por PROJETOS, que são delineados a partir de:

Demandas – atendendo solicitações de agentes públicos para apoio, orientação e acompanhamento de atividades ligadas às áreas de atuação do NAGEP.

Ofertas – contemplando a promoção de cursos, treinamentos, palestras e seminários, que visam ampliar a base de conhecimento acerca dos temas pertinentes às áreas de atuação do NAGEP.

Operacionalização: Projetos ligados à uma ou mais áreas de atuação do NAGEP, administrado por um ou mais coordenadores setoriais, que organizam equipes de colaboradores.

Coordenação: Profª Suely Salgueiro Chacon

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, térreo

Contato: nagep.ufc@gmail.com, suelychacon@ufc.br

Instagram: @nagep.ufc

Núcleo de Estudos em Gênero, Idade e Família (NEGIF)

Mentorias com grupos produtivos da economia social e solidária, associações e cooperativas.

Coordenação: Profª Celecina Sales e Profª Nazaré Soares

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, primeiro andar

Contato: nazare.soares@ufc.br

NUMAPP – Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas/ Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas – MAPP/UFC

Organização e funcionamento de biblioteca especializada em avaliação de políticas públicas; reuniões de grupos de pequisa e orientações a alunos do MAPP e desenvolvimento do Projeto PIBIC “Avaliação de Políticas Públicas no Nordeste”.

Coordenação: Prof. Alcides Gussi

Localização: Bloco 873, Campus do Pici

Contato: (85) 3366 9734, mappufce@gmail.com, mapp@ufc.br
Página na web: http://www.mapp.ufc.br/index.php/pt-br/numapp/apresentacao

Grupos de Estudo

Grupo de Estudos e Ações de Extensão de Políticas de Segurança Pública e Justiça – GEASPJ

Através da leitura prévia, os integrantes estudam os casos específicosinter-relacionando-os com as metodologias de pesquisa. Realiza encontros de integrantes para debater os diferentes posicionamentos sobre temas propostos pelo grupo.

Coordenação: Prof. Julio Alfredo Racchumi Romero

Localização: Sala de reuniões do Departamento de Estudos Interdisciplinares

Contato: geasjpufc@gmail.com

Grupo de Estudos em Direitos Humanos – GEDIH

Discutir em grupos os textos propostos pelos alunos; organizar um acervo com diferentes artigos, textos de livros, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses englobando os Direitos Humanos em seus diversos segmentos; organizar seminários ou palestras que tratem das temáticas sugeridas e ano passado os participantes tiveram a oportunidade de atuar numa escola pública, realizando oficinas e debates sobre D.H. com os jovens do Ensino Médio.

Coordenação: Profª Antônia Emanuela Oliveira de Lima

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, primeiro andar

Contato: manuufc@hotmail.com

Grupo de Estudos sobre Juventudes e Políticas Públicas (GEJUPP)

O Grupo de Estudos sobre Juventudes e Políticas Públicas (GEJUPP) foi criado em 2016, se insere no Projeto de Extensão “Dialogando com os jovens sobre Educação, Participação e Cidadania” e faz parte do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS). Atua a partir de estudos sobre a temática principal “juventudes e escola”, oficinas e utilização de recursos. A meta primordial é facilitar a expressão da fala dos jovens na escola através da construção de espaços criativos e dialógicos. Ressaltamos que a oficina de criatividade utilizada tem como pressupostos o diálogo e a participação ativa dos envolvidos, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades dos jovens. Com relação ao contexto escolar, torna-se imprescindível que o educando, sendo criança ou jovem, possa ser reconhecido em sua especificidade. Além disso, a possibilidade do direito à fala deve ser um caminho real e permanentemente vivenciado nesse ambiente. A partir dessas vivências e discussões é possível organizar uma Agenda Política sobre a temática e propor Políticas Públicas que visem resolver os problemas públicos diagnosticados.

Coordenação: Profª Verônica Salgueiro do Nascimento

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, térreo

Contato: vesalgueiro@ufc.br

Instagram: @gejupp.ufc

Grupo de Extensão e Pesquisa

Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (GEPEA)

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (GEPEA) desenvolve atividades que visam à difusão de conhecimentos e práticas sustentáveis na Universidade, por meio de projetos que promovam a vinculação de ações extensionistas à pesquisa e ao ensino
de temas econômico-ecológicos relevantes.

O GEPEA nasceu, juntamente com o PROGEPA e com o GESOL, com objetivos precípuos de manutenção e expansão dos projetos que trabalham para a construção de experiências solidárias de produção desenvolvidas com base no planejamento econômico/ambiental participativo em comunidades cearenses, com a realização de ações de educação e gestão ambiental, primeiramente na FEAAC, onde foi concebido, e depois no CCA, para onde se transferiu em 2018. Atua também em apoio às atividades da Divisão de Gestão Ambiental da UFC (onde se encontra localizado o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos – PROGERE/UFC), com ênfase na construção colaborativa do Plano de Logística Sustentável da instituição e elaboração de indicadores de sustentabilidade para a universidade.
Do GEPEA e do PROGEPA nasceu também o FEAAC e Deinter Sustentáveis, onde mantem-se um projeto que visa amenizar impactos da má utilização dos recursos dentro da universidade, ligados ao meio ambiente. Então, a coleta seletiva de papel e a mensuração da pegada ecológica são exemplos de ações mantidas pelo GEPEA e FEAAC e Deinter Sustentáveis. O GEPEA também realiza palestras e encontros (a exemplo do V Curso de Extensão em Economia Ecológica realizado no ano de 2017, em Fortaleza) de reflexão sobre questões referentes à sustentabilidade socioeconômica e ambiental, abordando os problemas socioambientais a partir de uma interpretação crítica à economia convencional – que negligencia a exaustão dos recursos naturais e a crise socioeconômica existente no planeta.

A metodologia empregada é, primordialmente, a pesquisa-ação capaz de fornecer conteúdos e ações transformadoras pertinentes à atuação da Universidade Pública na sociedade (como exemplo, podemos citar a aferição da Pegada Ecológica na FEAAC os anos de 2016, 2017 e 2018; e a construção de um ano-base em 2021 para o Deinter/CCA).

Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo GEPEA estão interligadas de modo a fomentar continuamente o debate socioambiental na academia, bem como a produção de conhecimentos para a construção econômico-ecolóģica-solidária, tendo em vista a necessidade premente de conscientização acerca da urgência por mudanças no modelo econômico vigente, que intensifica a degradação social e ambiental.

Coordenação: Prof.Gil Célio de Castro Cardoso

Localização: Departamento de Estudos Interdisciplinares, primeiro andar

Contato: gilceliodecastro@gmail.com