Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Lançado no MAUC livro sobre “Educação e Movimentos Sociais na Pesca Artesanal”

Data de publicação: 13 de março de 2015. Categoria: Notícias

Foi lançado ontem, 12, no Museu de Arte da Universidade do Ceará (MAUC), o livro 'Educação e Movimentos Sociais na Pesca Artesanal'.

A obra foi resultado do trabalho de José Wilson Galdino, engenheiro de pesca, e foi publicada em dezembro de 2014 pela Editora da UFC.

O livro traz um estudo acerca do cotidiano de comunidades de pescadores artesanais da Prainha do Canto Verde (Beberibe-CE) e o processo de luta pela posse de terra. O livro se propõe a estudar o papel do movimento social da Prainha do Canto Verde no processo educativo de comunidades tradicionais de pescadores artesanais litorâneos, com a finalidade de contribuir para a elaboração de políticas públicas que permitam o exercício dos direitos sociais da população.

O autor afirma que a análise de dados evidenciou que o caráter educativo existente no movimento social da Prainha é centrado na mobilização e na organização comunitária, tendo como base a pedagogia libertadora de Paulo Freire, incorporada na prática pelos fundadores do movimento.

A obra também expõe ao universo acadêmico duas contribuições para a discussão da teoria sobre os movimentos sociais em comunidades tradicionais, assim como algumas recomendações e sugestões aos comunitários da Prainha e aos elaboradores de políticas públicas.

AUTOR – José Wilson Galdino é natural de Fortaleza (CE), graduado (1977) e licenciado (1998) em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Tecnologia do Pescado, pela FAO/SUDEPE/UFRPE (1979); em Métodos Quantitativos em Planejamento, pelo Cetrede/UFC (1982); mestre em Economia Rural, pela UFC (1995) e doutor em Educação pela UFC (2010). Foi professor substituto e colaborador de ensino da disciplina de Extensão Pesqueira, do Departamento de Economia Agrícola/UFC, no período de 1996 a 1998.

Atuou como coordenador de Capacitação e Mobilização da Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão da UFC, de 2000 a 2004. Foi o primeiro coordenador de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente ocupa a função de Técnico Extensionista e Coordenador de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e é professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE).

 

Fonte: José Wilson Galdino, autor do livro – fones: 85 8723 5090 ou 9932 3607 / e-mail:galdinoufc@gmail.com
Site UFC notícias

 

 

 

Acessar Ir para o topo