Lançamento do Livro Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais

Data de publicação: 16 de julho de 2015. Categoria: Notícias

O livro: Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais foi lançado no Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, da UFC e contou com a presença de professores, ex-professores e estudantes do Departamento de Fitotecnia.

O Evento contou, também, com as presenças dos professores do Departamento de Engenharia Agrícola, Diretor das Edições UFC, pesquisadores da Embrapa, membros da Academia Cearense de Ciências, professores do Centro de Ciências da Saúde, técnicos do Centec, técnicos da Adagri, familiares do Prof. Albersio – Esposa Diana, Filho Roberto Caracas (Presidente da BioClone Produtoras de Mudas Clonadas), Filha Natalie e amigos pessoais do Prof. Albersio.

A Dra. Aline Nascimento, co-autora do livro atuou como mestre de cerimônia e proferiu palestra, exaltando as ações de pesquisa e de ensino do editor do livro, Prof. Albersio, ao longo dos anos e sua forte participação na formação de novos cientistas na área de Virologia Vegetal. Destacou, igualmente, a importância das pesquisas para geração de novos conhecimentos nos estudos, caracterização e controle de vírus de relevância para o agronegócio brasileiro, sobretudo, para culturas tropicais.

Em seguida, o Prof. Albersio fez referência aos aspectos da sua vida acadêmica que o levaram a tomar a decisão em organizar um livro sobre o essencial da Virologia Vegetal ilustrado com detalhes sobre sintomatologia, distribuição geográfica, etiologia, forma de sobrevivência e disseminação dos vírus e estratégias de controle para as principais viroses de culturas tropicais que ocorrem no Brasil. Destacou, por oportuno, que Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais, representava o primeiro livro com aquela complexidade escrito na língua portuguesa, em todo o mundo científico. Enfatizou, também, que o capitulo sobre controle foi fundamentado no princípio da Revolução Verde defendida pelo doutor Norman Borlaug, visando contribuir para amenizar o problema de escassez de alimento do povo nordestino. Destacou, ainda que embora fitopatologista, o doutor Norman Borlaug foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz, em 1970, em razão da repercussão da sua pesquisa com o problema da fome em países menos desenvolvidos.

Destacou, por fim, que muitas das informações contidas o livro foram frutos de atividades de pesquisa no Laboratório, sobretudo aquelas desenvolvidas por estudantes de mestrado, doutorado e bolsistas de pós-doutorado. Afirmou, ainda, que as informações técnicas e científicas apresentadas neste livro foram organizadas para atender a estudantes de virologia vegetal, fitopatologia, agronomia e microbiologia que não possuem conhecimentos básicos de virologia geral e de vírus de planta, em particular e, que para estender o interesse pelo livro aos produtores do agronegócio brasileiro, foram incluídos na Parte II, detalhes sobre viroses de importância para culturas tropicais de relevância.

Fonte: Laboratório de Virologia Vegetal