Manifestação em defesa de escolas universitárias de educação infantil é realizada no Campus do Pici

Data de publicação: 14 de outubro de 2016. Categoria: Notícias

A Associação Nacional das Unidades Universitárias de Educação Infantil (ANUUFEI) promoveu, nessa segunda-feira (10), atos em defesa de escolas universitárias de educação infantil através das 16 unidades que integram a instituição no País. Em Fortaleza, a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), vinculada ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará, reuniu profissionais, familiares e crianças em caminhada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

De acordo com a diretora da unidade, Profª Fátima Saboia, as manifestações pedem “maior reconhecimento e apoio institucional referente à manutenção das instalações, aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos e ampliação do quadro de profissionais, em especial de professores”. No Campus do Pici, a caminhada partiu do bloco 559, onde está a UUNDC, e seguiu até a Diretoria do CCA, onde a Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, titular do Centro, recebeu documento que expõe motivos para a transformação da UUNDC, hoje classificada como uma unidade administrativa, do tipo organizacional e caracterizada como setor, em uma unidade de ensino, o que deve proporcionar as melhorias reivindicadas.

“A Universidade se solidariza e compreende as reinvindicações, que são justas, e se prontifica a fazer os encaminhamentos necessários. Estamos vivendo um período de crise, mas a UFC fará o que for possível para que essas ações sejam realizadas respeitando os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação”, afirmou a Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira.

SOBRE A UUNDC – A Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança atende 59 crianças com idade entre três e cinco anos e 11 meses, oriundas de famílias da comunidade universitária e de bairros do entorno do Campus do Pici.

Desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UUNDC tem buscado a qualidade de uma proposta pedagógica que garanta a educação e o cuidado das crianças filhas de servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e de pessoas da comunidade do entorno da Universidade. Ao mesmo tempo, a UUNDC visa qualificar novos profissionais da educação infantil, com a realização de estágios curriculares e supervisionados de alunos de cursos da UFC, principalmente Pedagogia, e de outras instituições de ensino superior de Fortaleza.

Fonte: Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732