Melhoramento genético do feijão-caupi é tema de livro a ser lançado sexta-feira (4)

Data de publicação: 2 de abril de 2014. Categoria: Notícias

O livro Feijão-caupi: melhoramento genético (Edições UFC, 261p., R$ 25,00) será lançado na próxima sexta-feira (4), às 9h, no auditório do Departamento de Fitotecnia (bloco 805), do Centro de Ciências Agrárias, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC, em Fortaleza. A obra é de autoria dos professores José Braga Paiva (já falecido) e Elizita Maria Teófilo e dos pesquisadores da Embrapa Francisco Rodrigues Freire Filho e Valdenir Queiroz. O feijão-caupi é conhecido popularmente como feijão de corda.
A Profª Elizita explica que a obra traz um histórico dos estudos feitos sobre essa espécie de feijão entre 1963 e 1992 pelo Prof. José Braga Paiva e por sua equipe, da qual a professora e os demais coautores tiveram a oportunidade de participar. Referência nacional em pesquisa com feijão-capi em vários estados da região Nordeste, o Prof. Paiva criou o banco de germoplasma da espécie com materiais coletados e introduzidos, chegando a alcançar o total de 922 acessos. Lançou várias cultivares melhoradas de feijão-caupi, que foram seminadas no Ceará e em outros estados das regiões Nordeste e Norte do País. A obra estava em edição quando o Prof. Paiva faleceu, em 2010. Os coautores decidiram levar o trabalho adiante e agora apresentam o livro ao público.

No lançamento, o Prof. Paiva será lembrado pela importância de suas pesquisas. Ele nasceu em Paraipaba (CE), em 17 de março de 1932. Concluiu o curso superior na Escola de Agronomia da UFC, em janeiro de 1962. Foi extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Limoeiro do Norte (CE), ainda no ano de 1962. Em 1963, ingressou como docente do Departamento de Fitotecnia da UFC, onde lecionou diferentes disciplinas relacionadas à produção vegetal por 30 anos.

Foi também Diretor das fazendas experimentais da UFC, Chefe do Departamento de Fitotecnia, por dois mandatos, Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), tendo coordenado diversos convênios entre o CCA/UFC e várias instituições. Publicou diversos artigos científicos em revistas nacionais e orientou estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado), no CCA.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do CCA – fone: 85 3366 9735

Informações do site: www.ufc.br