Monografia utiliza DRONE/VANTs em pesquisa

Data de publicação: 26 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

Dia 26 de janeiro de 2016 será apresentada a monografia cujo título é Estimativa da Biomassa da Cultura do Milho Por Meio de Vant/Drone do aluno de graduação do curso de Agronomia Vinicius Bitencourt Campos Calou orientado pelo Prof. Adunias dos Santos Teixeira, do Departamento de Engenharia Agrícola-CCA/UFC. Neste trabalho acadêmico foram utilizados os Drones – Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs, em inglês UAV – Unmanned Aerial Vehicle) para a aquisição de imagens aéreas de alta resolução espacial.

Data de defesa: 26/01/2016 (terça feira)
Local: Auditório do DENA, bloco 804

RESUMO:
O desenvolvimento e transferência de novas tecnologias são cruciais para o sucesso econômico do setor agrícola. Atualmente muitos esforços são despendidos para a criação de metodologias e ferramentas para o controle de produtividade, status nutricional e hídrico, aspecto sanitário ou previsão de safras. Neste cenário, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs, em inglês UAV – Unmanned Aerial Vehicle), são inseridos de maneira promissora, visto as vantagens da obtenção de imagens aéreas com alta resolução espacial associada ao baixo custo de investimento, em relação aos outros métodos de aquisição. Para tanto, o objetivo principal deste trabalho foi a criação de uma metodologia capaz de estimar com precisão a biomassa de um plantio comercial de milho utilizando imagens aéreas obtidas por VANT, além de avaliar as etapas de aquisição de imagens, voo programado, processamento com o software PhotoScan (AgiSoft), georreferenciamento das ortofotos e modelos digitais de elevação gerados, além da qualidade da nuvem de pontos. Foram realizados três voos em uma área de irrigação por pivô central na cidade de Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, em outubro de 2015, utilizando dois VANTs: Phantom 2 e 3, da DJI Inovations, associados às câmeras GoPro Hero 4 Silver e Ricoh GRLENS. Foram realizados dois voos a 60 metros de altura (câmera Ricoh GRLENS e GoPro Hero 4 Silver) e um voo a 30 metros de altura (câmera GoPro Hero 4 Silver), para avaliação do nível de detalhamento dos produtos gerados e qualidade da nuvem de pontos. Paralelamente foram amostrados oito pontos para a estimativa da biomassa em campo, servindo de validação para as estimativas realizadas através das imagens aéreas. A metodologia proposta mostrou ser precisa para o voo a 30 metros de altura, com valor de biomassa estimada de 2,97 kg/m², muito próximo ao valor estimado em campo de 2,92 kg/m². O processamento com a câmera Ricoh GRLENS mostrou-se o menos efetivo, obtendo 2,21 kg/m², enquanto que o processamento com a câmera GoPro a 60 metros de altura resultou em um valor de biomassa estimada de 2,72 kg/m².Os resultados são promissores, demonstrando que a metodologia pode ser aliada na previsão de safras e produtividade das lavouras.

Fonte: Prof. Adunias dos Santos Teixeira