Mudança da nomenclatura do Departamento de Tecnologia de Alimentos

Data de publicação: 27 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

No último Conselho de Centro do CCA, 25 de setembro de 2015, foi proposto e deliberado a mudança do Departamento de Tecnologia de Alimentos para Engenharia de Alimentos.

O Curso de Engenharia de Alimentos da UFC foi criado no dia 12 de setembro de 1975, pela Resolução nº 30 do CONSUNI. À época, o Curso foi chamado de Tecnologia de Alimentos, por ser de curta duração, sendo reconhecido como Engenharia de Alimentos em 27 de janeiro de 1984, após modificações no currículo, pelo CONSUNI e em 06 de agosto de 1984 pelo MEC.

Apesar do reconhecimento da mudança do curso, o departamento manteve a mesma nomenclatura da sua criação em 1977. Atualmente o Departamento de Tecnologia de Alimentos, além de servir o Curso de Engenharia de Alimentos, também abriga o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e oferece disciplinas para outros cursos da universidade.

Por definição, Tecnologia de Alimentos consiste em um conjunto de conhecimentos, técnicas e conceitos que se aplicam à preservação dos alimentos. Já a Engenharia de Alimentos apresenta uma definição mais ampla, a qual engloba ciência, tecnologia, engenharia, aspectos políticos, econômicos, humanistas, culturais e ambientais; estando a nomenclatura do Departamento de Tecnologias de Alimentos defasada em relação às práticas desenvolvidas pelo mesmo.

Ao final, abordando também a aprovação anterior do novo projeto pedagógico, que contempla um número ainda maior de disciplinas no setor de Engenharia, o novo nome foi aprovado pelo colegiado presente.