NEEF promove curso de extensão em Sensoriamento Remoto

Data de publicação: 14 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura – NEEF/DZ/CCA/UFC promoveu o Curso de Extensão em Noções Básicas de Sensoriamento Remoto Aplicado a Ecossistemas Agrícolas, no período de 30 de julho a 03 de agosto de 2018, no Laboratório de Geoprocessamento – DENA/CCA/UFC, em Fortaleza – CE.

O curso foi ministrado pelos Engenheiros Agrônomos Deodato do Nascimento Aquino e Evaldo Tavares de Souza Filho do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O curso foi realizado com o objetivo de capacitar estudantes de graduação e de pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFC para o uso do software QGIS. A carga horária do curso foi de 32 horas divididas em atividades teóricas e práticas, sendo abordados os seguintes temas: introdução geral, conceitos básicos em geoprocessamento (SIG, sensoriamento remoto, GPS, aerofotogrametria, cartografia e geodésia), breve histórico do sensoriamento remoto, fontes de radiação eletromagnética e comportamentos de alvos, sistemas sensores, níveis de coleta de dados, interpretação de imagens de satélites, tipos de resoluções, processamento digital de imagens de satélites, sensoriamento remoto aplicado ao estudo da vegetação, aplicações do software QGIS no estudo da vegetação (ferramentas básicas, correções e índices espectrais de vegetação).

Durante o curso também foi realizada uma demonstração prática do uso de tecnologias como o NDVI (do inglês Normalized Difference Vegetation Index), que avalia a condição da vegetação, e o drone, utilizado para a aquisição de dados da superfície terrestre. Para medir o NDVI foi utilizado o equipamento GreenSeeker Portátil da empresa Trimble, pertencente ao NEEF/UFC; e para a prática do drone foi utilizado o modelo Dji Phantom 3 Professional, trazido pela pesquisadora Dra. Ana Clara Rodrigues Cavalcante da EMBRAPA Caprinos e Ovinos. Esta atividade prática foi realizada no NEEF. Nesta ocasião, os alunos puderam aprender como fazer o planejamento de voo e acompanharam o passo a passo da decolagem, sobrevoo, captura de imagens e pouso do drone. Após a demonstração, os alunos utilizaram o software DroneDeploy para realizar o processamento das imagens capturadas. Para finalizar o curso, os estudantes apresentaram artigos relacionados ao tema estudado, proporcionando discussões e avaliação dos participantes. Também foi feita a entrega dos certificados aos instrutores e participantes do curso.

De modo geral, este curso de extensão foi uma grande oportunidade para que os estudantes conheçam tecnologias promissoras, que podem ser utilizadas em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para sua formação profissional. Além disso, o curso foi uma oportunidade para consolidar a parceria entre a UFC e a EMBRAPA na área de avaliação de pastagens, de fortalecer a parceria entre o Departamento de Zootecnia e o de Engenharia Agrícola, nessa nova linha de sensoriamento remoto em ecossistemas pastoris e de buscar junto aos novos parceiros do INCRA conhecimentos voltados ao levantamento de informações remotas em ecossistemas agrícolas.

Fonte: Franciely de Oliveira Costa, doutora em Zootecnia – Mais informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)