NEPAU representou a UFC na XII feira Cearense da Agricultura Familiar

Data de publicação: 29 de outubro de 2019. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Ceará (UFC) participou no, período de 24 a 27 de outubro de 2019, da XII Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF), que ocorreu no Parque de Exposição Governador Cesar Cals.

O evento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), com o apoio da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), reunindo 330 expositores cadastrados, provenientes das regionais da FETRAECE no interior do Estado e cooperativas filiadas à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). Na Feira foram ofertadas oito oficinas que reuniram cerca de 160 pessoas e três painéis com temas de interesse para a agricultura familiar. O evento também sediou a exposição de caprinos e ovinos, por sua vez, o 4º concurso de produtos derivados do leite de cabra, ocorreu nas dependências do Clube do Berro.

O NEPAU expôs na XII FECEAF, mudas de espécies arbóreas, hortaliças, medicinais, aromáticas, condimentares e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), além de uma sementeca com 165 espécimes de plantas nativas da Caatinga, alimentícias, hortaliças, PANCs, forrageiras, adubos verdes, oleaginosas, aromáticas e condimentares.

No pavilhão destinado à UFC, foram apresentados módulos demonstrativos sobre o cultivo em pequenos espaços, canteiros auto irrigáveis, composteiras caseiras, além de terem sido prestados ao público a aos agricultores familiares consultas técnicas sobre cultivo das espécies mencionadas.

A equipe do NEPAU também sensibilizou os convidados por meio da distribuição de folders sobre “Cultivo em pequenos espaços”, “Módulo familiar misto: para cultivo de hortaliças e plantas medicinais”, “compostagem caseira”, “produção de mudas de plantas nativas”, além de outras atividades desenvolvidas no Núcleo.

A avaliação do evento e das oficinas ficaram a cargo do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana, as quais se deram mediante a aplicação de 960 questionários, contemplando o público, feirantes e capacitandos. Também foi realizado um voo de drone no local do evento, com a colaboração do Prof. Roberto Albuquerque do Instituto Federal do Ceará- IFCE, campus de Maracanaú.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732