Nepau revitaliza Bosque dos 90 anos do CCA

Data de publicação: 2 de março de 2020. Categoria: Notícias

O Bosque 90 anos da Escola de Agronomia  do Ceará (EAC) foi inaugurado em 27 de junho de 2008 com o plantio simbólico de 10 mudas de ipê-amarelo, em homenagem aos fundadores da EAC, a saber: Álvaro Octacílio Nogueira Fernandes, Antônio de Andrade Furtado, Carlos Ribeiro, Francisco Dias da Rocha, Henrique de Alencastro Autran, Henrique Eduardo Couto Fernandes, Humberto Rodrigues de Andrade, Manoel D’Ávila Goulart, Octávio Ferreira e Thomaz Pompeu Filho.

O Bosque situa-se na entrada principal do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, antes da parede do Açude Santo Anastácio, na área do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A revitalização do espaço constou do plantio de 40 mudas de ipê-amarelo (Handroanthus albus), realizada nos dias 11 e 29 de fevereiro de 2020, sob a coordenação do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura (NEPAU), com apoio da Coordenadoria de Extensão do CCA e Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura da UFC.

As mudas para a operação de plantio foram cedidas pela Prefeitura de Fortaleza e pelo viveiro Palm trees: Cultivo de Mudas, na pessoa do diretor Edgar Gadelha. As etapas do plantio constaram da limpeza da área, abertura do berço de 40x40x60cm, adubação, coroamento, tutoramento e rega.

Esta ação integra o projeto “Arborização do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra para Melhoria do Conforto Térmico” tendo como responsável o Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra, Coordenador do NEPAU. Segue abaixo a galeria de fotos do plantio das mudas.

Fonte: Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra – Departamento de Fitotecnia – Fone: 3366 9671