Nota de pesar: professor Raimundo de Pontes Nunes

Data de publicação: 6 de dezembro de 2022. Categoria: Notas de Pesar, Notícias

O Centro de Ciências Agrárias comunica, com pesar, o falecimento do professor Raimundo de Pontes Nunes, docente aposentado do Departamento de Fitotecnia, ocorrido ontem (05/12/2022) aos 92 anos.

Carreira

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1955). Mestre pela University of Arizona-USA (1967), Doutor pela Purdue University-USA (1976) e docente do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará de 1956 a 1996.
Primeiro Editor-Chefe da Revista Ciências Agronômica (1971). Em 1980, ficou à disposição da EMBRAPA, então ainda em fase de estruturação de um modelo de pesquisa institucionalizada. Foi nomeado Chefe do Departamento Técnico-Científico com a missão específica de desenvolver um modelo de organização e administração de pesquisa ao nível nacional. Esta tarefa foi concluída em 1985. Nomeado Chefe Geral do Centro Nacional de Pesquisa do Cerrado (CPAC) onde permaneceu até 1986 quando sendo colocado à disposição da Presidência da República, a serviço do Ministério Extraordinário da Irrigação, na qualidade de assessor especial para assunto de pesquisa, ciência e tecnologia. Retornou ao Ceará em 1989 quando foi nomeado Diretor Técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará (EPACE). Após 18 meses reassumiu as atividades como professor na Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Em 1992 foi cedido ao Governo do Estado do Ceará para exercer o cargo de Diretor Presidente da EMATERCE, cargo que ocupou por um ano, retornando às atividades acadêmicas como professor do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Funeral

O velório acontece a partir das 8h da manhã (06/12/2022) na Funerária Ethernus. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque da Paz, localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454, em Fortaleza-CE, às 17h.
O Centro de Ciências Agrárias se solidariza com a família e os amigos.

Fonte: Direção Centro de Ciências Agrárias