Português

Nota de pesar: professor Romildo Albuquerque dos Santos

4 de março de 2021

O Centro de Ciências Agrárias comunica, com pesar, o falecimento do professor Romildo Albuquerque dos Santos, docente aposentado do Departamento de Fitotecnia, ocorrido hoje, aos 79 anos.

Carreira

Romildo Albuquerque dos Santos graduou-se em Agronomia pela UFC em 1965, tornou-se Especialista em Extensão Rural pelo Cetreino, em Recife, em 1966, Mestre em Fitotecnia pela USP em 1978, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela USP em 1983 e Pós-Doutor em Agricultura Tropical pelo C.I.A.T., na Colômbia, em 1985.

Foi Professor das Universidades Federais do Ceará e do Piauí, bem como nas Escolas de Agronomia de Mossoró-RN, Bandeirantes-PR, Paraguaçu Paulista-SP e Machado-MG.

Lecionou, na Pós-Graduação, as disciplinas de Fisiologia das Sementes, Tecnologia de Sementes e Ecologia da Germinação, e, na Graduação, nas áreas de Biologia Geral, Botânica, Fisiologia Vegetal, Estatística, Metodologia Científica, Testes e Medidas Educacionais, Elaboração e Análise de Projetos nas disciplinas de Grandes Culturas I e Grandes Culturas II, Agricultura Geral e Conservação dos Solos, Produção, Análise e Tecnologia de Sementes, Horticultura, Nutrição Mineral de Plantas, Silvicultura e Paisagismo, Solos II e Estatística Experimental.

Foi orientador e co-orientador de Dissertações de Mestrado e co-orientador de Teses de Doutorado.

Foi chefe de Laboratório de Sementes da UFC, Presidente, Vice-Presidente e membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFC, membro da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo.

Para conhecer mais sobre a carreira do professor, clique aqui.

O CCA se solidariza com a família e amigos.