Núcleo de Desenvolvimento da Criança é regulamentado como Unidade Federal de Educação Infantil

Data de publicação: 1 de março de 2013. Categoria: Notícias

Na última quinta-feira, 28 de fevereiro, em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará, foi aprovada por unanimidade a regulamentação do Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC), que passa a ser uma Unidade Universitária Federal de Educação Infantil. Com a mudança, além de a Unidade estar apta a receber dotação orçamentária específica do MEC, vão ser destinadas vagas para docentes efetivos do quadro de professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT).

Em março de 2011, o Conselho Nacional de Educação aprovou uma resolução que fixou normas de funcionamento das Unidades de Educação Infantil ligadas à administração pública federal direta, suas autarquias e fundações. Como o NDC estava entre essas unidades, foi necessária a sua regulamentação na estrutura administrativa da UFC. Segundo matéria disponibilizada no site da Universidade Federal do Ceará (UFC), as professoras Fátima Sabóia, coordenadora da Unidade, e Fátima Sampaio, que por 21 anos foi responsável pelo NDC, afirmaram estar satisfeitas com a decisão que garante a continuidade do trabalho.

Na reunião, o Professor Luiz Antônio enfatizou a importância do NDC, que teve atividades iniciadas no Departamento de Economia Doméstica do CCA em 1991, a partir de uma das áreas de estudo do curso, “Família e Desenvolvimento da Criança”. O NDC teve início com oferta de duas turmas de educação infantil para crianças entre 4 e 5 anos, filhas de professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFC.

Durante a trajetória do NDC, constam os cadastros, em 1993, como projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e, em 2000, no Ministério da Educação, quando passou a ser apontado no censo escolar como única instituição pública federal de educação infantil no Estado. Atualmente, são atendidas 69 crianças, distribuídas entre as turmas Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5.

Fonte: Site da Universidade Federal do Ceará