Oficina de preparo de pratos com insetos

Data de publicação: 7 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

Nesta semana, no dia 9 de novembro (quinta-feira), dentro da programação dos “Encontros Universitários” da UFC (Universidade Federal do Ceará), ocorrerá a oficina de preparo de pratos com insetos (entomofagia) e degustação/análise sensorial. No cardápio: Tanajura, Grilo, Tenébrio e Barata.

Nutritivos, os insetos também podem ser saborosos e, segundo pesquisa recente da FAO, órgão da ONU para a alimentação, nos próximos 50 anos os insetos serão necessidade na alimentação global – alternativa a alimentos convencionais. Ainda segundo o estudo, esses animais, consumidos hoje por quase dois bilhões de pessoas, poderão ser poderoso instrumento na luta contra a obesidade pois são menos dependentes da terra do que a pecuária e poluem menos o ambiente.

Ao todo serão realizadas 4 oficinas, todas na quinta-feira (9), nos seguintes horários: 14h, 15h, 16h e 17h – sendo 30 vagas por horário. O evento ocorre no prédio do ICA (Instituto de Cultura e Arte) da UFC (Campus do Pici), próximo a cantina. A entrada é gratuita e aberta ao público e quem ministrará são os professores: Paulo Henrique, Patrik Luiz e Rafael Gurgel.

As oficinas acontecem através da parceria entre os Cursos de Gastronomia e o Curso de Agronomia por meio do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA), ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732