Orquidário completa um ano de existência com realização de oficinas

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2014. Categoria: Notícias

No dia 6 de março (sexta-feira) o Orquidário da UFC completa um ano de existência desde sua criação em 2013, mas as comemorações acontecerão no dia 8 (sábado). Neste dia o orquidário estará aberto a partir das 8h para visitação e realização de oficinas sobre o cultivo de orquídeas, além de abrigar a exposição de trabalhos científicos e de extensão, como os produtos do projeto Tejucactus.

Serão ofertadas três oficinas sobre cultivo de orquídeas durante a manhã do dia 8, sendo a primeira das 8h30 às 9h20, a segunda de 9h30 às 10h20 e a terceira de 10h30 às 11h20. A inscrição será feita na hora, bastando levar 2kg de alimentos não-perecíveis que serão doados a uma entidade filantrópica. Durante os eventos, algumas mudas de plantas ornamentais do orquidário serão sorteadas entre as mulheres participantes das oficinas como forma de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

O orquidário foi resultado de um projeto do professor e pesquisador da área de floricultura da UFC, Dr. Roberto Jun Takane. Desde 2013, vários trabalhos já foram realizados e publicados e muitos estão sendo conduzidas pelos quatro orientados de mestrado (Fitotecnia), um de doutorado (Fitotecnia), sete de graduação (Agronomia) e seis alunos do colégio profissionalizante de Caucaia.

O orquidário fica próximo à horta do Departamento de Fitotecnia, quase em frente ao Departamento de Economia Agrícola, no Campus do Pici. O equipamento ficará aberto entre 8h e 11h.

Fonte: Prof. Roberto Jun Takane, do Departamento de Fitotecnia