Palestra: Tecnologias sociais e saneamento rural

Data de publicação: 28 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

Convidamos a todos para participar da palestre a ser realizada no Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola, terça-feira, dia 29 de Agosto de 2017, no horário de 14 às 15:30.

PALESTRA: Tecnologias sociais e saneamento rural
PALESTRANTE: Marcio Antonio Nogueira Andrade

MARCIO ANTONIO NOGUEIRA ANDRADE

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (respectivamente em 1995 e 2000). Pós-Doutorado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC (Núcleo de Engenharia Sanitária do Departamento de Hidráulica) em Lisboa-Portugal (2005) e na Cornell University (Department of Biological and Environmental Engineering) em Ithaca – Nova Iorque – Estados Unidos (2013). Foi Responsável Técnico pelo Projeto Ferrocimento do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, pesquisador do Laboratório de Eficiência Energética nas Edificações – LabEEE (Departamento de Engenharia Civil, Centro Tecnológico da UFSC) e atuou na Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA da UFSC. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Análise Ambiental – LAAm (CFH/UFSC). É o Coordenador Técnico Geral do Projeto Estratégico ANEEL/Eletrosul em execução pela FEPESE/UFSC: Arranjo técnico e comercial para geração de energia elétrica conectada à rede a partir do biogás oriundo de dejetos de suínos no Município de Itapiranga em Santa Catarina. Tem experiência e atua nas áreas de Engenharia Sanitária e Construções Rurais, com ênfase em conservação e reúso de águas, sistemas de aproveitamento de água de chuva, saneamento descentralizado, biodigestores rurais, energias renováveis, gestão ambiental, ferrocimento artesanal, hidrodinâmica de reatores e construções sustentáveis.

LOCAL: Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola
BLOCO 804 – Campus do PICI