Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Parceria entre UFC e universidade alemã busca internacionalizar a Pós-graduação em Engenharia Agrícola.

Data de publicação: 26 de fevereiro de 2016. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará e a sua congênere alemã Bergische Univerität Wuppertal formalizaram um plano de convênio na última segunda-feira (22), através de uma carta de intenções assinada pelos professores Dr. Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC, e o Dr. Benedikt Schmülling da Bergische Universität , representante da instituição europeia.

A parceria entre Schüelling, especialista em mobilidade elétrica (veículos elétricos) e Albiero, especialista em projetos de máquinas agrícolas (tratores) se originou a partir da proposta de um trator elétrico com suprimento de energia proveniente de fontes renovável (solar/eólica/biogás) para a agricultura familiar do semiárido. A proposta faz parte de um projeto aprovado pelo professor Albiero na Funcap/Capes, através do edital 03/2013 – Áreas Estratégica.

A partir da assinatura da carta de intenções, os próximos passos para a efetivação do convênio são a elaboração de um plano de trabalho conjunto, redação do convênio compatível com a legislação brasileira e alemã, além do envio da versão consensual para a Procuradoria Federal da UFC para parecer. Se aprovada a versão consensual pela procuradoria, o convênio é assinado pelos reitores das respectivas universidades.

O professor Schmülling chegou ao Brasil no dia 17 de fevereiro de 2016 e, entre diversas reuniões de trabalho, pôde se encontrar com o professor Antônio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC; com a Profa. Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC; Prof. Renato Silvio da Frota Ribeiro, Chefe do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC; e com o Prof. Daniel Albiero, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolda (PPGEA) da UFC.

Este convênio internacional faz parte da estratégia de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), que já tem excelência nacional segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com um programa nível 5. Atualmente, a meta dos professores do PPGEA é atingir o nível 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento, e para isto é importante forte interação internacional.

Hoje, o Programa de Pós-Graduação tem parcerias com as seguintes universidades estrangeiras: Universidade de Potsdam (Alemanha), Universidade de Lleida (Espanha), Instituto de Pesquisas da Terra de Potsdam (Alemanha), Centro Florestal da Catalunha (Espanha), Universidade de Zurique (Suíça), Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), Universidad de Concepción (Chile), Universidad de Buenos Aires (Argentina), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), Universidad Mayor de San Simon (Bolivia), Escuela Politecnica Nacional de Quito (Equador), Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Alemanha) e AgroParisTech (França).

Tal quantidade de parcerias internacionais se reflete no desempenho dos docentes do PPGEA, que em um total de 20 membros titulares, 10 são bolsistas produtividade do CNPq

Bolsistas produtividade do CNPq

  • Prof. Adunias dos Santos Teixeira – PQ-2;
  • Prof. Benito Moreira de Azevedo – PQ-2;
  • Prof. Claudivan Feitosa de Lacerda – PQ-1D;
  • Prof. Daniel Albiero – DT-2;
  • Profa. Eunice Maia Andrade – PQ-1A;
  • Prof. Francisco Marcus Lima Bezerra – PQ-2;
  • Prof. José Carlos de Araújo – PQ-1C;
  • Prof. Leonardo de Almeida Monteiro – PQ-2;
  • Prof. Luis Alberto Ribeiro Mendonça – PQ-2;
  • Prof. Thales Vinicius de Araujo Viana – PQ-2

Fonte: Prof. Daniel Albiero, Departamento de Engenharia Agrícola, fone: 85 3366 9763

 

Acessar Ir para o topo