Pesquisa do Dep. de Fitotecnia, registra, em caráter pioneiro, um novo nematoide afetando cactáceas
Data da publicação: 16 de agosto de 2017 Categoria: Notícias“O primeiro relato de um novo nematoide de plantas para o Ceará foi registrado na monografia do estudante de Agronomia Rhannaldy Benício Rebouças, defendida em 2017.1. Trata-se do heteroderídeo Cactodera cacti, um nematoide parasita de raízes que afeta, preferencialmente, cactáceas como mandacaru, palma, pitaia e cactáceas ornamentais.
O patógeno forma cistos, estruturas que garantem sua sobrevivência em uma área por vários anos, que podem ser disseminados pelo solo ou por meio de mudas, a curta e a longa distâncias. Este foi o primeiro registro de sua ocorrência natural em mandacaru no Brasil. Sua identificação e relato foram acompanhados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em outros países, esse fitonematoide tem larga importância, pois pode produzir prejuízos econômicos consideráveis, principalmente para cactáceas ornamentais, forrageiras e frutíferas. No Ceará, essa ameaça está sendo investigada pelo Setor de Fitossanidade do Deptº de Fitotecnia do CCA/UFC.”
Título da Monografia: Cactodera cacti (Nematoda:Heteroderinae): Ocorrência natural em mandacaru (Cereus jamacaru DC.) no Ceará e investigação de hospedeiras em cactáceas e hortaliças.
Banca examinadora:
Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732