Pesquisa pioneira desenvolvida por integrantes do BIOMOL-LAB recebe Menção Honrosa

Data de publicação: 11 de dezembro de 2012. Categoria: Notícias

Entre 28 de outubro e 01 de novembro, aconteceu, em São Paulo, o 4º Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Na ocasião, pesquisadores do BIOMOL-LAB, Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas da UFC, apresentaram o trabalho intitulado “H-3, a new lectin from the sponge Haliclona caerulea: purification and the first report of the sponge lectin crystallization”.

O trabalho aborda o estudo de lectinas presentes na esponja marinha Haliclona caerulea, coletada no litoral do estado do Ceará. O isolamento e purificação da lectina H-3 permitiu a obtenção do cristal desta proteína, tornando-se o primeiro cristal de uma lectina de esponja marinha obtido em todo o mundo. Por isso, a pesquisa recebeu o certificado de Menção Honrosa concedida pela Sociedade Brasileira de Biotecnologia.

O trabalho está sendo realizado nos diversos laboratórios do BIOMOL-LAB, situados no Departamento de Bioquímica e no Departamento de Engenharia de Pesca, especificamente no Laboratório de Biotecnologia de Recursos Naturais, a ser inaugurado no dia 18 de dezembro.
Essa pesquisa é parte da dissertação de mestrado do Engenheiro de Pesca Rômulo Farias Carneiro, aluno do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFC, sob a orientação do Professor Alexandre Holanda Sampaio, do Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias da UFC e foi apresentado pela estudante do curso de Biotecnologia Mayra Queiroz Santiago.

O BIOMOL GROUP envolvido no estudo é formado por professores do Departamento de Engenharia de Pesca: Alexandre Holanda Sampaio, Celso Shiniti Nagano e Silvana Saker Sampaio; Bioquímica e Biologia Molecular: Benildo Sousa Cavada, Bruno Anderson Matias da Rocha, Kyria Santiago do Nascimento, e professores de outros departamentos e outras universidades.

Fonte: Professor Alexandre Holanda Sampaio, Departamento de Engenharia de Pesca. Telefone: 3366.9728