Pesquisadora do Grupo Massa realiza Pós-doutorado na França

Data de publicação: 30 de junho de 2014. Categoria: Notícias
A pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Ana Célia Maia Meireles iniciou neste ano o pós-doutorado na Université du Maine, localizada na região do Pays de Loire, França, a 200 quilômetros de Paris.

Atualmente, Ana Célia é bolsista de Pesquisa de Pós-Doutorado no Exterior (PDE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras, com anuência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal/UFC). A pesquisa é desenvolvida com a colaboração do Professor e Pesquisador François Laurent, que tem como áreas de atuação: Gestão da Água, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

No início desse ano, Ana Célia Maia Meireles apresentou, como parte integrante das atividades do programa de pós-doutorado, no auditório do Laboratoire Espaces et Sociétés (ESO), na Université du Maine, o seminário o “Aplicação de modelo agro-hidrológico para prever o impacto de práticas de manejo do solo sobre a qualidade da água em bacia semiárida no nordeste do Brasil.”.

Na primeira parte do seminário o Grupo Manejo de Água e Solo no Seminárido (Massa) e o INCTSal foram apresentados e em seguida a pesquisadora fez uma caracterização do semiárido brasileiro, mostrando seus problemas e potencialidades. Também foram apresentadas a gestão das águas no Ceará e a importância de estudos relacionados ao manejo de bacia hidrográfica e a qualidade das águas.

O Laboratório ESO é parte de uma rede de cinco universidades. Ela reúne equipes de Le Mans, Angers, Caen, Nantes e Rennes nas áreas de domínio: Desenvolvimento Sustentável, Geografia e Planejamento, Meio Ambiente, Políticas Urbanas e Sociais.

Fonte: Ana Célia Maia Meireles, Pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da UFC