Pesquisadores do CCA desenvolvem protótipo de pluviômetro

Data de publicação: 3 de março de 2015. Categoria: Notícias

Fomentado pelo CNPq e com apoio do Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Ceará (CIT-UFC), os pesquisadores do Departamento de Engenharia Agrícola/CCA, professor Adunias dos Santos Teixeira e o técnico Francisco José Firmino Canafístula, desenvolveram uma patente de um protótipo de um pluviômetro automático capacitivo sem sonda de imersão, para a medição do volume e intensidade das chuvas.

Devido à inovação na arquitetura de montagem das placas do capacitor, o instrumento não usa sonda capacitiva imersa no volume de água monitorado. Toda a água coletada pelo pluviômetro fica entre as placas concêntricas do capacitor. O arranjo do sistema permite a adoção de um circuito eletrônico com número reduzido de componentes, ficando mais robusto, com alta precisão e diminuindo o custo.

O circuito de componentes é simples, porém de tecnologia avançada, e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de singularidades e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e atividade inventiva, resultando em uma série de vantagens técnicas, operacionais e econômicas.

O pluviômetro capacitivo coleta e registra medidas de precipitação e, ao contrário do modelo convencional (medidor de báscula), não tem partes móveis.

O projeto nasceu da necessidade de criar um instrumento baseado em capacitância que não utilizasse sonda capacitiva imersa, pois os pluviômetros capacitivos comerciais e experimentais usam sondas capacitivas inseridas na água. No mercado nacional ainda não existem pluviômetros baseados no efeito capacitivo, e no mercado internacional utiliza-se sondas capacitivas imersas no volume de água a ser monitorada.

Fonte: Professor Adunias dos Santos Teixeira, Departamento de Engenharia Agrícola – Fone: 85 3366.9765