Pesquisadores do PPGEA participam de atividades internacionais

Data de publicação: 18 de agosto de 2016. Categoria: Notícias

Cinco pesquisadores do Grupo de Pesquisa Hidrosed, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) do Centro de Ciências Agrárias da UFC, participaram de atividades de intercâmbio junto a instituições de pesquisa da Alemanhaentre os dias 27 de junho e 1° de julho.

Compuseram o grupo os docentes Carlos Alexandre Gomes Costa (DENA/PPGEA), George Mamede (UNILAB/PPGEA), Pedro Medeiros (IFCE/PPGEA) e José Carlos de Araújo (DENA/PPGEA), além da doutoranda Christine Farias Coelho (PPGEA).

O primeiro compromisso foi a participação na VII Water Research Horizon Conference, evento internacional que tem como objetivo identificar as tendências de pesquisa no estado da arte no que se refere às ciências hídricas. A conferência abrigou também o German-Brazilian workshop, no qual foram apresentados relatos de dez pesquisas realizadas em cooperação entre os dois países na última década.

Duas das investigações reportadas foram realizadas em parceria com o Grupo Hidrosed. O segundo compromisso consistiu na visita técnica junto à Universidade de Leipzig, particularmente à Estação Experimental de Brandis, no qual 24 lisímetros de pesagem de elevada precisão (0,1 mm) monitoram oito solos sob as mesmas condições de tempo e de cultura há 35 anos.

A terceira e última etapa consistiu na realização de um seminário envolvendo instituições parceiras do Grupo Hidrosed, como as Universidades de Potsdam e Técnica de Berlim, além do Instituto de Geociências de Potsdam (GFZ). Ao final, foram traçadas diretrizes para novos projetos de pesquisa em cooperação entre as instituições alemãs e o Grupo de Pesquisa Hidrosed.