Pesquisas desenvolvidas no PPGEA originam mais duas patentes da UFC

Data de publicação: 10 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

Duas pesquisas originadas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Ceará originaram mais duas patentes de invenção da Universidade Federal do Ceará, que foram concedidas pelo INPI, no dia 24/08/2021, somando em 17 inventos já concedidos pelo INPI que tem a UFC como, pelo menos, uma das titulares.

A primeira delas foi relativa ao invento “FATIADORA DE CACTÁCEAS FORRAGEIRAS NATIVAS E CULTIVADA”, que conta com a autoria do prof. Daniel Albiero (que, a época do depósito, integrava o corpo docente do PPGEA), do egresso do doutorado do PPGEA, Francisco Ronaldo Belem Fernandes e de Geraldo de Sousa Mota.

A segunda diz respeito à “COLHEDORA AUTOMATIZADA PARA PALHAS DE PALMEIRAS”, que conta com a autoria do prof. Daniel Albiero (que, a época do depósito, integrava o corpo docente do PPGEA), da egressa do doutorado do PPGEA Elivânia Maria Sousa Nascimento, do doutorando do PPGEA Marcelo Queiroz Amorim, de Icaro Rafael Soares de Souza e do prof. Carlos Alessandro Chioderoli (que, a época do depósito, integrava o corpo docente do PPGEA).

São mais duas de titularidade única da nossa Universidade, tendo como expressividade ser a 8ª concedida oriunda do CCA! Trata-se da 5ª do Depto. de Eng. Agrícola e todas contendo o Prof. Daniel Albiero (que hoje está na Unicamp) como coordenador das pesquisas que originaram os referidos inventos.

As informações completas das patentes seguem abaixo:

1) “FATIADORA DE CACTÁCEAS FORRAGEIRAS NATIVAS E CULTIVADA”
Número de Depósito: BR 10 2016 023223-6;
Data depósito: 05/10/2016
Inventores:
DANIEL ALBIERO;
FRANCISCO RONALDO BELEM FERNANDES;
GERALDO DE SOUSA MOTA

2) “COLHEDORA AUTOMATIZADA PARA PALHAS DE PALMEIRAS”
Número de Depósito: BR 10 2016 017407-4;
Data depósito: 27/07/2016