PPGEA/DENA/UFC: Seminário desta sexta feira, dia 05 de outubro de 2018

Data de publicação: 3 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Nesta sexta-feira, dia 05 de outubro de 2018, no horário de 10 às 12 horas será apresentado o seguinte seminário em Engenharia Agrícola (I e II):

PALESTRA: Definição de indicadores e critérios para o uso da água no setor agropecuário

PALESTRANTE: Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É Doutor em Ciências, área de concentração em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP (2009) com estágio sanduíche em Córdoba – Espanha no Instituto de Agricultura Sostenible (IAS/CSIC). De novembro de 2012 a outubro de 2013 fez Pós-doutorado com bolsa do CNPq na Universidade da Califórnia, Davis onde foi Pesquisador Visitante no Department of Land, Air and Water Resources (LAWR) desenvolvendo pesquisas voltadas para modelos de serviços de assessoramento ao irrigante e micrometeorologia aplicada à irrigação. Foi professor do Curso de Tecnologia da Irrigação do Instituto CENTEC de agosto de 2001 a fevereiro de 2011. Diretor Regional da Faculdade CENTEC de Sobral, de julho de 2004 a janeiro de 2006 e Gerente Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação – LEEI, laboratório este que foi acreditado pelo INMETRO em 2007. Em janeiro de 2007 foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI. No INOVAGRI fez parte da comissão organizadora do Workshop Internacional sobre Inovações Tecnológicas na Irrigação ? WINOTEC nos anos de 2007, 2008 e 2010. Em 2011 da organização do Workshop sobre Ciência e Tecnologia na Irrigação ? WorkCTI, em Piracicaba – SP. Desde 2012 participa da organização do INOVAGRI International Meeting com versões realizadas também em 2014 e 2015 e 2017, todos em Fortaleza. Em 2016, participou da organização de uma versão especial em Concepción, Chile que foi o CRHIAM ? INOVAGRI. Participa da equipe executora de diversos projetos e dentre eles pode-se destacar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI), que teve sede na ESALQ/USP. Em 2012, coordenou os Cursos de Manejo da Irrigação e Avaliação de Sistemas de Irrigação realizados pela Agência Nacional de Águas ANA, em 18 pólos de agricultura irrigada do Brasil. Em 2015 e 2016 este programa foi expandido com a temática ?Água no Meio Rural? com 60 cursos presenciais e cursos à distância. Coordenou regionalmente o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante – SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú – CE, sendo um dos autores do Sistema de Assessoramento ao Irrigante – S@I (Software Registrado no INPI). É pesquisador voluntário do Instituto INOVAGRI e participa de projetos com parcerias internacionais de diversas Instituições na área de Engenharia de Água e Solo principalmente nos seguintes temas: Gestão de Áreas Irrigadas, Tecnologia da Informação na Irrigação, Agrometeorologia, Serviço de Assessoramento ao Irrigante; Avaliação de Sistemas Irrigados, Gestão da Inovação Tecnológica e Divulgação Científica. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, planejando e desenvolvendo ações, planos, projetos e parcerias que visem à geração de oportunidades de investimentos e ao desenvolvimento do setor do agronegócio cearense. Foi Conselho Deliberativo do SEBRAE/Ceará de de janeiro de 2017 a agosto de 2018. Atualmente representa a ADECE como membro titular no Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP e no Conselho de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH. Representa a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC na Comissão Nacional da Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

LOCAL: Auditório do Departamento de Solos.

BLOCO 804 – Campus do PICI

SEMINÁRIO ABERTO AO PÚBLICO