Português

PPGEA realiza palestra sexta-feira, 12

10 de abril de 2013

Na próxima sexta-feira, 12, às 10h, acontece a palestra intitulada “A evolução do Sistema de Posicionamento por Satélites com ênfase no método de Posicionamento em Tempo Real e suas aplicações”, que será ministrada por Eliakim Martins Araújo, Doutorando em Engenharia Agrícola pela UFC, e irá contar com a presença de Iderlan Medeiros de Brito Alves como debatedor. O evento será realizado no  Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola.

Confira, a seguir, o resumo da palestra. “O posicionamento utilizando satélites tornou-se uma prática comum em diversas aplicações após sua liberação ao uso civil. O advento  de receptores GNSS para fins geodésicos, no início da década de 1980, proporcionou melhor precisão nestes posicionamentos, que atualmente atingem o nível centimétrico e até subcentimétrico dependendo do tipo de equipamento e da técnica utilizada no levantamento.

Até a década de 1990, os resultados da maioria dos trabalhos de precisão executados com o GPS só eram disponibilizados após o término das medições e do pós-processamento dos dados brutos armazenados na memória física dos receptores.

Para atender às aplicações que exigem a obtenção de coordenadas de pontos geodésicos com precisão em tempo real, foram concebidas técnicas de posicionamento diferencial, como por exemplo, o DGPS e RTK. Estas tecnologias foram incorporadas em aplicações diversas, e.g. cadastro, hidrografia, monitoramento de veículos e controle de máquinas.

A técnica RTK é destinada ao posicionamento de alta precisão em tempo real. A estação de referência deve ser equipada com um receptor GPS e um rádio modem transmissor. Por meio de programas computacionais específicos, ela gera correções diferenciais e as transmite via rádio para
uma estação móvel, que se utiliza destas informações para determinar sua
posição com precisão.”

Serviço:
O Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola está localizado no bloco 804 do Campus do Pici da Unversidade Federal do Ceará.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Telefone: 3366.9756