Prof. Breno Freitas participa de debate na TV Cultura de SP

Data de publicação: 28 de abril de 2016. Categoria: Notícias

O prof. da Universidade Federal do Ceará, Breno Freitas, do Departamento de Zootecnia, participou nesta quarta-feira (27) do JC Debate, da TV Cultura de São Paulo, com o seguinte tema: A Extinção das Abelhas.

O programa procurou explicar por que abelhas, besouros ou outros animais polinizadores estão desaparecendo e quais são as consequências desse fenômeno para a vida na Terra. Destaque para as abelhas, cuja população vem diminuindo em decorrência de vários fatores.

“O homem é o principal causador desse processo. O motivo principal é o desmatamento, a gente sabe que elas necessitam de flores para conseguir seus alimentos e das árvores para fazer seus ninhos”, pontua Breno. “A expansão urbana, o uso de pesticidas na agricultura e mudança climática também são fatores que contribuem para o desaparecimento das espécies”, acrescenta.

No programa, o professor também lamenta o fato do País não ter dados “confiáveis” sobre o assunto. “Infelizmente aqui no Brasil a gente não tem dados muito confiáveis, a gente vê como foi citado o desaparecimento, mas nós não sabemos porque estão sumindo. Não temos uma estatística boa aqui no Brasil que podemos confiar”.

O debate também contou com a presença do tecnólogo em gestão ambiental e conselheiro da ONG “SOS Resgate de Abelhas sem Ferrão”, Flávio Yamamoto.

É possível assistir ao debate clicando aqui.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9732