Profª do CCA Participa de Missão na França

Data de publicação: 19 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

No período de 6 a 18/12/2014 a Professora Mirian Cristina Gomes Costa, do Departamento de Ciências do Solo, Centro de Ciências Agrárias/UFC, esteve na França onde participou de missão de trabalho e do Fórum CAPES/BRAFAGRI. Durante a missão de trabalho, a professora fez apresentações sobre o Centro de Ciências Agrárias aos alunos franceses das universidades que compõem o grupo Fesia (EI PURPAN, ISA, ESA e ISARA-Lyon).

No Fórum, realizado em Angers, foram discutidos vários aspectos referentes aos investimentos da CAPES nas ações de intercâmbio em nível de graduação e pós-graduação, bem como aspectos relacionados às questões agroecológicas na formação de profissionais em ciências agrárias. Segundo a Professora Mirian foi gratificante encontrar durante o Fórum o aluno do curso de Agronomia da UFC, Joames Paulo, aprovado no último processo seletivo para intercâmbio no âmbito do projeto CAPES/BRAFAGRI. O aluno está na França há seis meses, devendo permanecer até meados de 2015. De acordo com relatos da professora o aluno aprimorou não só o francês, mas também o inglês como segundo idioma. Além disso, o aluno está cursando disciplinas que ampliam sua formação como Engenheiro Agrônomo, o que lhe abre diversas possibilidades profissionais no futuro. “A intenção é que mais alunos do CCA sejam contemplados com o intercâmbio na França. Toda vez que abrimos os processos seletivos temos poucos candidatos, pois os alunos têm grande barreira para estudar um segundo idioma. Espero que cada vez mais os alunos recém-ingressos invistam em cursos de idiomas, o que é fundamental para que possam concorrer às bolsas de intercâmbio”, diz a professora Mirian.

Aos alunos interessados em fazer intercâmbio na França, fiquem atentos, pois as inscrições para o processo seletivo de 2015 serão abertas ainda em janeiro.

Fonte: Mirian Cristina Gomes Costa, professora do Departamento de Ciências do Solo – fone: 85 3366.9120