Prof. Haroldo Pequeno dará nome à Estação Meteorológica

Data de publicação: 4 de setembro de 2013. Categoria: Notícias

O Conselho do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, em reunião no dia 30 de agosto, a homenagem ao Prof. Haroldo Cipriano Pequeno, que dará nome à Estação Meteorológica do Departamento de Engenharia Agrícola. A proposta foi aprovada pelo conselho por unanimidade.

Trajetória

O Prof. Haroldo Cipriano Pequeno ingressou no curso de Agronomia da UFC em 1939, tendo se formado em 1942. No ano seguinte foi secretário da então Escola de Agronomia e passou a lecionar Matemática e Física no curso preparatório para o vestibular de Agronomia, chamado pré-agronômico. Em 1946, foi nomeado Assistente de Professor no Curso Superior para, em 1948, prestar concurso público e ser efetivado como Assistente de Professor.

Em 1954, com a criação da UFC e a incorporação da Escola de Agronomia, foi nomeado Professor Catedrático, ocupado a cátedra de Física Agrícola. O Prof. Haroldo Pequeno se destacou como professor de eletricidade prática e como o fundador e responsável pela Estação Agrometeorológica da UFC. Após 45 anos dedicados à Universidade o Prof. Haroldo Pequeno se aposentou em 1988. Em 1993, seus ex-alunos, então pesquisadores da Embrapa, prestaram uma homenagem ao mestre, inaugurando em Sobral a Estação Agrometeorológica Prof. Haroldo Cipriano Pequeno. O homenageado faleceu na noite do dia 11 de dezembro de 2011, aos 91 anos.