Profª Maria Eugênia Escobar, do Centro de Ciências Agrárias, é eleita para a Presidência da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Data de publicação: 4 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

A Profª Maria Eugênia Escobar, do Departamento de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, é a nova presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Ela foi eleita pelo Conselho Diretor da sociedade no dia 30 de julho e teve seu nome referendado pela Assembleia Geral da SBCS nessa quarta-feira (2).

Essa é a primeira vez que o cargo de presidente da SBCS é ocupado por alguém de fora das regiões Sul e Sudeste. Antes, a Profª Maria Eugênia Escobar foi diretora do Núcleo Regional Nordeste da SBCS por dois mandatos (2019-2021 e 2021-2023).

Imagem: A Profª Maria Eugênia Escobar foi diretora da SBCS por dois mandatos antes de ser eleita para presidir a entidade (Foto: Acervo pessoal)

Colombiana de nascimento, a Profª Maria Eugênia Escobar ingressou no quadro docente do CCA em 2010. No Departamento de Ciências do Solo, ela lidera o Grupo de Pesquisa Qualidade do Solo e Química Ambiental (QSQA).

Como orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo e do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC, atua nas áreas de química do solo, química ambiental, metais pesados e utilização de biossólidos e resíduos industriais como condicionadores do solo.

A Profª Maria Eugênia Escobar comenta que a SBCS é a única entidade da área com o objetivo de promover ciência do solo do País, proporcionando um espaço para intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa e ensino. Avalia que, como docente de uma Universidade fora do eixo Sul-Sudeste, ter sido eleita para presidir a entidade “é importante não só para o CCA e a UFC, é importante para todos os que atuam em ciência do solo na região Nordeste”.

SOCIEDADES CIENTÍFICAS – A professora é associada da Sociedad Colombiana de la Ciencia del Suelo desde a época de graduação; da Soil Science Society of America, quando morou nos Estados Unidos para realizar o doutorado; e mesmo antes de estar definitivamente radicada no Brasil, passou a ser sócia da SBCS.

“Sempre considerei uma honra pertencer às sociedades científicas da minha área, pois acredito que é uma forma de congregar os avanços da ciência e levá-los à sociedade em geral, atendendo suas necessidades e desafios globais”, declara ela.

Agora, como presidente da SBCS, Maria Eugênia diz que gostaria que seus colegas “professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação se sensibilizassem sobre a importância de pertencer à sociedade científica que lhes representa, pois uma sociedade se constrói somando valores e potencialidades de cada um”.

Acesse o discurso de posse e outras informações sobre a futura gestão da nova presidente da SBCS no site da entidade.

Com informações da SBCS

Fonte: Profª Maria Eugênia Escobar, docente do Centro de Ciências Agrárias da UFC e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – e-mail: mariaeugenia@ufc.br

Notícia publicada originalmente no site da UFC.