Professor alemão desenvolve atividades no CCA

Data de publicação: 13 de novembro de 2017. Categoria: Notícias

O Professor Armin Raabe, do renomado Instituto de Meteorologia de Leipzig, na Alemanha, estará, entre 12 e 26 de novembro, em missão de trabalho junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) do Departamento de Engenharia Agrícola(DENA) do Centro de Ciências Agrária da UFC. Esta visita tem como articuladora o DAAD, instituição financiadora de projetos científicos da Alemanha. O docente e pesquisador irá ministrar, juntamente com os professores Carlos Alexandre Gomes Costa e José Carlos de Araújo,ambos do DENA, curso sobre “O método do corpo tridimensional no ensino das Ciências da Terra”. O referido método foi criado por Hans Neumeister, um dos fundadores da Geoecologia e também professor da Universidade de Leipzig, que visitou o CCA em setembro de 2015. O Prof. Neumeister deveria também vir à UFC para co-ministrar o curso, porém, lamentavelmente, faleceu subitamente em setembro passado.

Após a semana dedicada às atividades didáticas, o docente visitante irá preparar, em colaboração com docentes do PPGEA, projeto de pesquisa na área de micrometeorologia. O projeto tratará sobre medidas e modelagem de evaporação em grandes lagos semiáridos. O tema é um grande desafio científico, com fortes repercussões para a gestão das águas e para a geração de energias renováveis, No caso específico do Ceará, essa temática é de grande importância.

No dia 17 de novembro, sexta-feira, às 10 h, o Prof. Raabe irá apresentar um seminário, no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (bloco 804, Campus do Pici), com o tema “Medidas e modelagem de evapotranspiração: a experiência do Instituto de Meteorologia de Leipzig”. Todos/as estão convidados/as.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias 3366 97 35