Professor da Economia Agrícola recebe diploma de Honra ao Mérito

Data de publicação: 30 de outubro de 2013. Categoria: Notícias

No dia 11 de outubro, o Professor Ahmad Saeed Khan, do Departamento de Economia Agrícola, foi agraciado com o diploma de “Honra ao Mérito” concedido pela Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará (APRESC), em reconhecimento a sua dedicação e profícua atuação no magistério superior.

De origem paquistanesa, o Prof. Saeed, após concluir o Pós-Doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais na Oregon State University, obtendo o título de “Economics of Higher Education”, adotou o Brasil como sua segunda pátria e desde 1978 tem se dedicado à educação e formação de jovens, atuando como Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nesses 35 anos o Prof. Saeed, atuando na grande área de Ciências Sociais Aplicadas, construiu uma sólida e proficiente carreira profissional, no ensino de disciplinas nas áreas de economia e econometria na graduação e em programa de pós-graduação de Economia Agrícola (Mestrado) e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado).

As atividades se estendem na orientação de 60 dissertações de pós-graduação e participação em centenas de bancas de defesa de dissertações de mestrado e doutorado. Na área de pesquisa, o professor, com muito mérito, galgou a posição de Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em decorrência de seu empenho, considerando-se a publicação de dois livros, 19 capítulos em livros, 96 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e centenas de trabalhos completos em anais de congressos.

Como consultor e conselheiro, o Prof. Saeed, atuando na área internacional, prestou serviços ao World Bank e ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). No âmbito nacional, destaca-se seu trabalho junto a instituições de prestígio, como o Governo do Estado de São Paulo, Banco do Nordeste do Brasil, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Nessa oportunidade, o Prof. Saeed, entende que essa homenagem se estende a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para esse reconhecimento e expressa seus agradecimentos às instituições como o CNPq e o Banco do Nordeste pelo apoio financeiro imprescindível para a realização de seu trabalho, a UFC e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) pelo inestimável apoio logístico.

Esse reconhecimento é compartilhado com os colegas do Departamento de Economia Agrícola da UFC, onde se construiu, aprendeu-se e ensinaram-se valores com competência e profissionalismo, preservando o bem coletivo. Com especial gratidão pelo acolhimento e convívio nas lides do ensino e da pesquisa, que em alguns casos remonta a 1978, aos amigos Antonio de Albuquerque Souza Filho, Rubem Dario Mayorga, Lúcia Maria Ramos Silva, Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Roberto Cláudio de Almeida Carvalho e Luiz Antônio Maciel de Paula.