Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Professor da Engenharia Agrícola participa de debate sobre a seca

Data de publicação: 12 de fevereiro de 2014. Categoria: Notícias

No dia 28 de janeiro o programa Fato do dia, transmitido pela TV Diário, promoveu um debate com a presença do Prof. José Carlos Araújo, do Departamento de Engenharia Agrícola (Dena), Luiz Carlos Ribeiro de Lima, presidente da Fetraece (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará) e Ademar Holanda, membro permanente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará no Comitê Integrado de Combate à Seca. O debate foi mediado pelo jornalista Tadeu Nascimento.

Durante o programa foi discutida a falta de preparo do nosso estado para lidar com a seca, além das possíveis consequências caso a estiagem do ano passado se repita durante 2014. Os debatedores também trouxeram dados hidrológicos sobre a atual situação do Ceará.

A avaliação geral foi de que, para dar mais eficácia às obras do Governo Estadual é necessário focar em áreas como a de extensão rural, capacitação das comunidades e operação e manutenção dos equipamentos. Foi destacado também o problema de poluição dos açudes cearenses, cuja qualidade da água piora em momentos de seca, quando há mais necessidades de recursos hídricos.

Fonte: José Carlos Araújo, do Departamento de Engenharia Agrícola.

Acessar Ir para o topo