Português

Professor da UFC disputa Prêmio Cientistas do Ano Instituto Nanocell

24 de abril de 2018

O Prof. Benildo Sousa Cavada, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará, é um dos seis pesquisadores do País que estão disputando a segunda etapa do II Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano, do Instituto Nanocell, na categoria Biotecnologia Aplicada à Saúde. Ele disputa o prêmio com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Fundação Carlos Chagas.

A premiação envolve ainda a indicação de estudantes dessa e de outras cinco categorias (Pesquisas com Células-Tronco Humanas; Nanotecnologia: da Produção à Aplicação; Genética Humana: além do DNA; Virologia: Atacando os Vírus e Novos Usos; e Neurociências: Perspectivas para um Cérebro Saudável). Também haverá premiação para empresas e startups de biotecnologia.

O Nanocell é um instituto privado de ensino, ciência e tecnologia, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover as ciências e a educação, desenvolvendo a tecnologia e a inovação para o bem-estar social.

A atual fase da seleção é feita por votação na Internet, aberta ao público, que segue até 1º de maio. Para votar, os interessados devem entrar no site do instituto e se cadastrar via Facebook.

Na última etapa, os vencedores serão escolhidos por uma comissão composta por membros de comitês de assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais de diferentes instituições.

Bolsista de produtividade do CNPq desde 1986 (atualmente é nível 1A) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Benildo Cavada é professor titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC desde 2011. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas.

Fonte: Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas – fone: 85 3366 9818