Professor da Universidade do Mississipi visita Departamento e Pós-Graduação em Zootecnia

Data de publicação: 19 de maio de 2015. Categoria: Notícias

O Prof. Erdogan Memili, do Department of Dairy and Animal Science da Universidade do Mississipi (EUA), está em visita ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará

A visita, que teve inicio no dia 19 de maio e seguirá até o dia 3 de junho, integra um projeto com alunos e pós-doutorandos do grupo de pesquisa em biologia da reprodução da UFC, coordenado pelo Prof. Arlindo de Alencar Moura, com financiamento do CNPq.

O Prof. Memili realiza pesquisas sobre marcadores moleculares da fertilidade em animais de produção, empregando métodos em epigenômica funcional e proteômica, explica o Prof. Arlindo Moura.

A colaboração com o Prof. Memili ocorre desde o ínicio de 2010 e inclui a publicação de artigos científicos, aprovação de aprojetos por órgãos de formento e orientação conjunta de alunos em estágios de doutorado sanduíche. Esta é a segunda vez que ele vem à UFC – a primeira aconteceu em maio de 2014 – e as visitas fazem parte das atividades associadas ao mesmo projeto.

Em 2011 e 2012, o estudante Rodrigo Vasconcelos de Oliveira permaneceu no laboratório do Prof. Memili com uma bolsa da Fundação Fullbright/Capes e, atualmente, a aluna Ana Luiza Cazuax Velho, também integrante do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFC, está na Universidade do Mississipi aprofundando os estudos sobre metabolômica do plasma seminal e indicadores da fertilidade em touros, dando continuidade ao doutorado.

Fonte: Prof. Arlindo Moura, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e Coordenador do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia – Fone: 85 3366 9697