Professor do CCA apresenta pesquisa na Universidade da Califórnia – Riverside

Data de publicação: 11 de junho de 2014. Categoria: Notícias
No dia 02 de junho, o professor Claudivan Feitosa de Lacerda, Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias (DEA-CCA), apresentou no auditório do Laboratório de Salinidade dos Estados Unidos (U.S. Salinity Laboratory), pertencente ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA), o seminário “Uses and losses of nitrogen by maize plants under salt stress” (Usos e perdas de nitrogênio pelo milho sob estresse salino). Além do professor Claudivan Feitosa (CCA/UFC) também participaram do desenvolvimento do trabalho apresentado os pesquisadores Jorge Ferreira (USDA), Xuan Liu (USDA) e Donald Suarez (USDA).

Na primeira parte do seminário o professor Claudivan Feitosa falou sobre o semiárido brasileiro, mostrando seus problemas e potencialidades. Logo em seguida foi apresentada a pesquisa desenvolvida no US Salinity Lab. Os resultados do trabalho desenvolvido em colunas de solo evidenciaram que as perdas de nitrogênio podem aumentar com a salinidade, principalmente devido ao aumento da lixiviação. Isso ressalta a importância do manejo adequado do nitrogênio, sob condições semiáridas.

Em consequência dos bons resultados obtidos com a pesquisa ficou previamente acertada a ida de um doutorando da UFC para dar continuidade ao projeto em 2015. Atualmente o professor Claudivan Feitosa é pesquisador visitante do US Salinity Lab/ARS/USDA e da Univesity of California, Riveside.

Fonte: Professor Claudivan Feitosa, Departamento de Engenharia Agrícola – fone: 3366.9754