Português

Professor do CCA lança livro sobre produção e utilização de silagem no contexto do semiárido

12 de novembro de 2020

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará disponibiliza à comunidade acadêmica e a toda a sociedade o livro Estoque de forragem para a seca: produção e utilização de silagem, organizado pelo professor Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia do CCA e pelo professor Rafael Nogueira Furtado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI. Essa obra foi selecionada e viabilizada por meio do Edital nº 13/2019 – Programa de Auxílio à Publicação de Livros, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

O livro tem a autoria de professores e pesquisadores da UFC e de várias instituições parceiras. Sua concepção iniciou-se com o projeto de difusão tecnológica Reserva de forragem para a seca: utilização de silagem em sistemas de produção familiar no Semiárido, financiado pelo Banco do Nordeste, e seu objetivo final é oferecer a pesquisadores, profissionais e produtores uma atualização no conhecimento dessa tecnologia tão estratégica para o enfrentamento dos desafios que a variação climática impõe aos sistemas de produção do semiárido.

O texto, estruturado de forma sistêmica, dividido em nove capítulos, possibilita que os conceitos e as especificidades de cada etapa do planejamento, confecção e uso da silagem sejam abordados de forma clara e direta, oferecendo ao leitor um novo olhar sobre essa tecnologia e, em última instância, sobre as potencialidades para a produção animal no semiárido.

O livro será lançado em breve no Canal do Fórum das Agrárias no YouTube, momento em que será disponibilizado o acesso ao público interessado por meio do Repositório Institucional da UFC.

Fonte: Magno José Duarte Cândido, professor do Departamento de Zootecnia do CCA – contato: magno@ufc.br