Professor do CCA participa de trabalho publicado pela Science

Data de publicação: 22 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

Acaba de ser publicado na Science o resultado do projeto GEF/UNEP/FAO intitulado “Conservation and Management of Pollinators for Sustainable Agriculture through an Ecosystem Approach” que foi conduzido por diversos grupos de pesquisadores no Brasil e outros países em desenvolvimento na América Latina, África e Ásia.

O estudo inédito, coordenado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em parceria com várias instituições de pesquisa do mundo, inclusive a Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhou com 33 sistemas agrícolas em 344 áreas cultivadas e teve a duração de cinco anos (2010-2015) de investigação. Na UFC, os trabalhos foram coordenados pelo Prof. Breno Magalhães Freitas, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias.

O artigo demonstra que independentemente do tamanho das propriedades rurais, o déficit de polinização agrícola, responde por aproximadamente ¼ da diferença entre as fazendas mais produtivas e aquelas que produzem menos. O estudo também mostra que isso se deve as baixas diversidade e densidade de espécies visitantes florais, especialmente as abelhas, e sugere medidas viáveis para diminuir consideravelmente esse déficit.

A presente publicação avança na linha de estudo em escala global do déficit de polinização, dando sequência a outro artigo também com participação e também publicado na revista Science em 2013, quando a questão da complementaridade entre as espécies de polinizadores foi investigada.

Confira o estudo pelo link

Fonte: Prof. Breno M. Freitas, M.Sc., PhD. – Departamento de Zootecnia – CCA/UFC